Construção civil aumenta peso da indústria no PIB do Estado

Agendaa 20 de dezembro de 2013

Entre 2010 e 2011, o peso relativo da participação da indústria do Estado cresceu quatro pontos percentuais, de acordo com base de dados divulgados pelo IBGE sobre o Produto Interno Bruto dos Municípios em todo o país, saltando de 21,2% para 25,2%.

Como a atividade da construção civil é contabilizada na pesquisa do IBGE dentro do setor da indústria, o boom do mercado na construção no período explicaria parte desse crescimento. “O setor da construção civil e imobiliário do Estado soube aproveitar com rapidez os incentivos de programas como Minha Casa, Minha vida”, analisa o economista Cícero Péricles, da Universidade Federal de Alagoas. “Essa capacidade de adaptação rápida acelerou o número de empreendimentos em todo o Estado naquele período”.    

De acordo com o IBGE, os cinco maiores municípios segundo “Valor Adicionado do Setor Indústria” são: Maceió, com 43,88%, Marechal Deodoro, com 7,81%, São Miguel dos Campos, com 6,48% e Arapiraca, com 5,05%.

Já no setor de serviços, Maceió continua liderando com 51%, mas em segundo lugar aparece Arapiraca, com 8,76%, Palmeira dos Índios, 1,77%, São Miguel dos Campos, 1,73% e Rio Largo, com 1,65%.  

_galeria_aqui_