Alagoas foi o 2º Estado que mais gerou empregos no Brasil em setembro; saiba aqui por quê

Agendaa 27 de outubro de 2016

Um saldo positivo de 13 mil e 395 empregos gerados.

Com essa quantidade de contratados (baseado na diferença entre o número de admissões em relação às demissões), Alagoas foi o segundo Estado que mais gerou empregos formais no Brasil – ficando apenas atrás de Pernambuco, o primeiro lugar na geração de empregos do país.

Como explicar esse desempenho de Alagoas m plena crise econômica?

Assim como ocorreu com Pernambuco, os dados divulgados nessa quarta (26) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que foi a retomada do setor da indústria de transformação (que inclui as usinas) e a agropecuária responsável pelo saldo positivo de empregos nos dois Estados – já que na maioria dos outros setores, incluindo o de construção civil, o número de demissões superou em muito o de contratações.

De acordo com o economista Cícero Péricles, esse saldo positivo deve-se a dois fatores. O primeiro deles é resultado natural do período de contratação do setor sucroalcololeiro. “Além disso, o aumento da safra em 12% da cana-de-açúcar este ano em comparação ao ano passado incrementou esse resultado”, diz Péricles.

O fato é que os números positivos de Alagoas e Pernambuco ajudaram a alavancar a posição do Nordeste como a região com o maior saldo positivo de empregos em setembro no país – que resultou na geração de 29,5 mil empregos formais no Brasil.

Em Alagoas, os dados mostram que a indústria de transformação gerou um saldo de 11 mil empregados, seguidos pela Agropecuária, que fechou o mês com o saldo positivo de quase 2 mil empregos. Em terceira posição, aparece o setor por Serviços (com saldo de 385).

O setor da construção civil fechou o mesmo mês de setembro com um saldo negativo de 106 empregos.

Os municípios alagoanos que mais empregaram neste mês estão Atalaia (1745), Coruripe (1716), São Miguel dos Campos (1592), Maceió (1507) e Marechal Deodoro (887).

Veja mais dados detalhados do CAGED aqui.

_galeria_aqui_