Varejo de Alagoas teve maior crescimento de vendas no Nordeste em junho segundo IBGE

Agendaa 16 de agosto de 2017

Se as vendas no varejo brasileiro surpreenderam com crescimento de 1,2% em junho, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, os dados referentes a Alagoas surpreenderam ainda mais com a maior variação positiva proporcional do Nordeste e uma das maiores do país.   

De acordo com o IBGE, Alagoas teve em junho o terceiro maior aumento no volume de vendas entre os Estados em comparação com o mês anterior, com 2,4% de crescimento – atrás apenas de Tocantins (3,3%) e Roraima (4,9%). Já o Estado da Paraíba teve a maior queda entre as 27 unidades da Federação, com variação de -2,4%.

Já na comparação com junho de 2016, Alagoas foi o segundo Estado do país com maior avanço no volume de vendas. De acordo com o IBGE, Alagoas teve variação positiva de 11,3%, atrás apenas de Santa Catarina, com 12,7%.

Segundo o IBGE, o aumento no volume de vendas no varejo nacional em 1,2% no mês de junho completa três meses consecutivos de alta com ganho de 2,5%, na série livre de influências sazonais. Ou seja: o total de crescimento já eliminou a perda de 1,1% registrada em março último, mas ainda assim encontra-se 8,4% abaixo do nível recorde alcançado em novembro de 2014. 

Confira mais dados e tabelas na página do IBGE aqui.

_galeria_aqui_