Tecnologia alagoana permite controle do horário de ônibus por celular

Agendaa 17 de janeiro de 2014

Não é por falta de tecnologia que os usuários de transporte coletivo em Maceió não sabem qual o horário (real) da chegada do próximo ônibus nos pontos da cidade.

Há cerca de dois anos, a startup alagoana ZUQ lançou o sistema “urbano”, que pode ser acessado via internet ou aplicativo de celular e permite ao usuário rastrear os coletivos que circulam na capital.

Apesar de aplicativos de rastreamento de frota não serem exatamente uma novidade no mercado, o algoritimo (instruções matemáticas dadas ao sistema) desenvolvido pelos alagoanos Márcio Ribeiro e Willy Tiengo, ambos formados em Ciências da Computação pela Ufal, seria o diferencial da tecnologia ao permitir um monitoramento mais preciso da posição do veículo.

O sistema calcula, por exemplo, a velocidade média do ônibus usando as informações de um coletivo à frente, ambos rastreados pela ZUQ. “Se houver um acidente ou qualquer alteração no trânsito, o primeiro ônibus tem a capacidade de informar ao que vem em seguida, de forma precisa”, explica Márcio.

Além da estimativa de tempo de percurso, a tecnologia alerta os usuários sobre possíveis alterações de rotas e acidentes envolvendo coletivos. Para empresas de ônibus e a SMTT, o programa cria uma interface para o controle da saída dos veículos, análise do cumprimento das rotas e horários estipulados e até controle do gasto com combustível e manutenção veicular.

A ideia é que os mais de 600 coletivos que circulam em Maceió sejam rastreados pela ZUQ. Mas isso só deve acontecer caso a prefeitura exija o monitoramento dos ônibus com a nova licitação do transporte público, prevista para sair ainda no primeiro semestre deste ano.  Atualmente, o sistema é testado em 56 ônibus da empresa Veleiro.

“Temos conversado com o novo superindentende da SMTT [Tácio Melo], que já sinalizou positivamente para lançar uma licitação exclusiva para o monitoramento dos ônibus”, diz Márcio.

Empresa de Tecnologia da Informação, a ZUQ nasceu em 2009 dentro do programa de empresas incubadoras da UFAL, já tendo como embrião o atual sistema para o transporte público.


 

_galeria_aqui_