Ufal é destaque em ranking nacional de registro de patentes; saiba por quê

Agendaa 19 de julho de 2016

Em 2015, a Universidade Federal de Alagoas apareceu pela primeira vez em destaque no ranking do registro de patentes divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI.

Com 17 registros no ranking de patentes de Invenção (PI), a universidade aparece na 21ª posição entre as 50 organizações do país com o maior número de registros à frente de outras instituições de ensino e de empresas privadas, como a Samsung Eletrônica da Amazônia.

Contabilizando apenas as universidades, a Ufal foi a 16ª no país em patentes de invenção – e a 6ª do Nordeste, logo atrás das federais da Paraíba (18 registros), Bahia (18), Ceará (25), Pernambuco (27) e Rio Grande do Norte, primeira do Nordeste, com 28 registros.

Como explicar a expansão do registro de patentes na Ufal?

Segundo os pesquisadores ouvidos pela AGENDA A, o aumento é resultado da implantação, em 2008 do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal – que passou a estimular os pesquisadores sobre a importância da proteção da propriedade intelectual.

Recentemente, o número de registros teria aumentado também graças a reforços como o da contratação de especialistas na área. Esse é caso, por exemplo, do advogado especialista em registro de patentes Rodrigo Carvalho, oriundo do Rio Grande do Norte, que em 2015 desembarcou em Maceió a convite da então coordenadora do NIT, Silvia Uchoa, para acelerar a interface com os professores interessados em registrar suas pesquisas.

De acordo com o assessor Rodrigo Carvalho, o número de patentes registradas deve aumentar este ano já que, até o primeiro semestre, nove pedidos já foram depositados e cinco estão em análise. Ainda segundo o assessor, a rapidez do processo do pedido, que pode ser realizado em cerca de um mês e meio, depende da complexidade da pesquisa e da disponibilidade dos pesquisadores em preencher os formulários necessários. 

Para acessas relatório completo no site do INPI, clique aqui.

_galeria_aqui_