Apenas uma universidade do Nordeste na lista das 100 melhores entre “potências emergentes”

Agendaa 21 de julho de 2016

Ainda que o Brasil tenha perdido há alguns anos o ímpeto econômico que o colocou no chamado Brics, (ao lado de forças emergentes da economia global como Rússia, Índia, China e África do Sul), o termo continua usado em rankings internacionais como o da consultoria Britânica QS, que listou as instituições de ensino superior mais respeitadas entre os cinco países.

Entre as 100 instituições apontadas como melhores no ranking que leva em consideração quesitos como reputação acadêmica, publicações de artigos científicos, reputação no mercado e formação dos professores, apenas uma Universidade do Nordeste aparece na lista: a Universidade Federal de Pernambuco, na 93ª posição.

A primeira brasileira a aparecer na lista é a Universidade de São Paulo, em 10ª posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 12ª posição, e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 29º.

Entre as 10 melhores no ranking, sete são universidades chinesas, inclusive a primeira colocada, a Universidade de Tsinghua, na capital Pequim.  

Para acessar ranking completo, clique aqui.

_galeria_aqui_