Caminhão high-tech da IBM treina alunos da Ufal em programação usada nos aplicativos da Apple

Agendaa 21 de fevereiro de 2017

No mesmo sábado (18) em que caminhões e trios elétricos tomaram a orla de Maceió na prévia do Carnaval, outro caminhão repleto de supercomputadores e equipamentos de informática de última geração da IBM estacionou ao lado do prédio do Instituto de Computação (IC) da Ufal com uma missão bem diferente: treinar até o dia 10 de março 58 alunos pré-selecionados em um teste online no desenvolvimento de aplicativos em linguagem de programação Swift, usada pela Apple em seus aplicativos.

O caminhão da IBM onde o curso está sendo ministrado, chamado de Hack a Truck, é na verdade um laboratório de informática da IBM que percorreu 27 instituições de ensino em todo o país com cursos de referência na área de computação – o da Ufal já alcançou nota máxima na avaliação do Enade. “Quase 300 alunos fizeram prova online para fazer o curso, 89 foram pré-aprovados, mas apenas os 58 melhores pontuados tiveram a chance de fazer o curso devido ao número limitado de vagas”, diz Davi Bibiano Brito, professor de Eletrônica e Circuitos Elétricos do Instituto de Computação da Ufal Ainda segundo o professo, Alagoas foi o Estado com o maior número de mulheres selecionadas.

No intervalo entre as aulas, contudo, o público também poderá ter acesso ao Hack a Truck nos horários de 12h às 13h e a partir de 18h. Com visitas guiadas por instrutores da IBM, os curiosos poderão conhecer supercomputadores  que usam sistemas de inteligência artificial como o Watson, da IBM, além de conhecerem de perto impressoras 3D, mini drones e projetores interativos. Entre 2 e 10 de março, o caminhão também será palco de videoconferências e palestras presenciais com integrantes da IBM. 

_galeria_aqui_