Professor da Ufal recebe na Espanha prêmio de uma das mais importantes sociedades científicas do mundo

Agendaa 19 de julho de 2018

Nesta quarta (19), o professor titular do Instituto de Computação da Ufal, Alejandro César Frery Orgambide,  desembarcou em Valência, na Espanha, para receber nos próximos dias o prêmio de uma entidade integrante da maior organização profissional e científica do mundo na área de Engenharia e da Computação, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, o IEEE.

Alejandro, que também é o atual pró-reitor de pesquisa e extensão da Ufal, receberá o prêmio anual de líder regional da entidade de Geociência e Sensoriamento Remoto da IEEE (Geoscience and Remote Sensing community) – que estuda e interpreta imagens da superfície da terra com uso de modelos matemáticos avançados para compreender melhor fenômenos não apenas terrestres, como nos oceanos, na atmosfera e no espaço.

Nascido em Mendoza, na Argentina, Alejandro foi professor da Universidade Federal de Pernambuco antes de ser atraído para ensinar na UFAL em concurso para a vaga de Professor Titular, topo da carreira universitária. Desde então, o pesquisador teve papel de destaque no fomento da produção científica não apenas no Instituto de Computação da Ufal, onde comanda o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica da universidade (LaCCAN), como também em outros laboratórios da UFAL como o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).

“O professor Alejandro teve um papel decisivo ao dar relevância acadêmica a uma série de projetos técnicos aplicados desenvolvidos no LCCV”, diz o engenheiro e professor da Ufal Eduardo Setton. “Com sua experiência e destaque na comunidade científica internacional, ele fomentou a produção de uma série de artigos em publicações de prestígio que projetaram pesquisas realizadas no Estado”.

Ainda que indiretamente, o reconhecimento do pesquisador da Ufal não deixa também de ser mais uma evidência para a importância de uma universidade regional ter políticas para atrair pesquisadores de outros Estados e países que ajudem a enriquecer a diversidade e qualidade da produção acadêmica local.

Saiba mais sobre a IEEE Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS) no site da entidade aqui.