Mudança na lei permite hotéis de 7 andares na Barra

Agendaa 23 de janeiro de 2014

Durante a passagem do ano, a Câmara Municipal da Barra de São Miguel aprovou um projeto enviado pelo jovem prefeito Zezeco Nicolau (PP) que vai mudar (literalmente) o horizonte do balneário.

Para viabilizar a construção de um projeto hoteleiro do empresário Márcio Coelho, proprietário da cadeia Ritz de hotéis em Maceió, o prefeito conseguiu que a Câmara alterasse o gabarito (limitação da altura das construções) permitindo a instalação de empreendimentos hoteleiros à beira mar de sete pavimentos com até 27 de metros de altura.

Isso mesmo: pelo projeto, será construído ainda esse ano, em uma área em frente à “barraca do seu Manoel”, um empreendimento hoteleiro cuja altura equivale a de um edifício residencial de oito a nove andares – já que o pé direito da área térrea de um hotel com mezanino tem altura maior do que a de um edifício residencial.

Apesar de o projeto da Câmara deixar claro que a alteração do gabarito deve restringir-se à hotelaria, a proliferação de lançamentos imobiliários chamados de condo-hotéis (condomínios com administração hoteleira) abre um precedente para que se erga no futuro um paredão de edifícios que mudará o perfil urbano do litoral – hoje voltado para residências, pousadas e hotéis de poucos andares .

“A Barra de São Miguel precisava de um incentivo para contar com empreendimentos hoteleiros de porte maior que gerem riqueza e distribuição de renda”, defende o prefeito.  “Não podemos pensar em uma cidade que funcione apenas durante três meses do ano, mas em uma Barra que gere renda para os seus moradores durante o ano inteiro”.

O prefeito diz que a mudança não foi feita apenas para atender a demanda do projeto do Ritz, mas de todo o empresariado hoteleiro por meio de discussões que envolveram inclusive o Ministério Público. “O turismo na Barra precisa de um estímulo inicial para se consolidar”, diz Zezeco. Ele também garante que, diferentemente do que chegou a ser veiculado pela imprensa, a prefeitura não está cedendo uma área ao lado do empreendimento para transformá-la em estacionamento particular e lavanderia do futuro hotel.      

Ainda que a intenção do prefeito e da Câmara seja genuinamente de turbinar o turismo na região, a exceção aberta ameaça mudar o posicionamento turístico do destino. Afinal, a cidade ganhou recentemente projeção mundial via novos conceitos de hospedagem como Kenoa Spa Beach & Resort, com seu projeto arquitetônico integrado à paisagem e cuja discrição e design atraíram para Barra um novo segmento de turismo de luxo.    

“Essa mudança não é necessariamente para sempre”, diz o prefeito. “Se, no futuro, os moradores acharem que é hora de mudar novamente o gabarito, nada impede que esses critérios possam ser revisados”.

Resta saber se, até lá, não será tarde demais.

_galeria_aqui_