SECOM GUIA SERVIÇOS
Alagoas, Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
  • Enviar e-mail
  • Facebook

No dia da mentira, Azul divulga notícia falsa de voo supersônico de 41 min entre Recife e SP

Publicado em 01 de Abril de 2016

Em todo mundo, o dia primeiro de abril é alvo de campanhas de comunicação descontraídas brincando com informações falsas relacionadas à data.  

Mas, até que ponto uma assessoria de imprensa deve ser pautada pelo departamento de marketing para promover campanhas com dados falsos? 

Na manhã desta quinta-feira, primeiro de abril, a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas embarcou, literalmente, em um dos erros clássicos da gestão de comunicação: deixar que o departamento marketing pautasse, sem contraposição, o departamento voltado para relações com a imprensa.

Resultado: em nome de uma campanha do dia da mentira, a assessoria de imprensa enviou um texto em tom jornalístico (o chamado release) contendo informações falsas de que a companhia iria adquirir cinco aviões supersônicos modelo Concorde – que encurtaria o tempo do voo entre Recife e São Paulo, por exemplo, de 2h55 minutos para 41 minutos.

Como o famoso modelo Concorde já havia deixado de ser usado em linhas comerciais desde 2003 (em seguida ao acidente fatal do Concorde operado pela Air France, em julho de 2000), a maioria dos veículos de comunicação do país desprezou a informação.

Por telefone a AGENDA A, a assessoria de imprensa da Azul afirmou apenas que o departamento seguiu a campanha da empresa para a data. Até o final do dia, resta saber quantos veículos terão transmitido a informação errada.

 

Veja abaixo release da Azul na íntegra:

 

Azul Linhas Aéreas trará Concorde ao Brasil

São Paulo, 1º de abril de 2016 – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras inova mais uma vez e anuncia hoje uma decisão histórica: a companhia será a primeira aérea do mundo a retomar os voos com os jatos supersônicos Concorde. Com capacidade para até 120 assentos, a aeronave pode alcançar uma velocidade de 2.200km/h, sendo possível ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte em 15 minutos ou, ainda, voar de São Paulo a Marília em apenas 8 minutos. Com cinco unidades encomendadas, a empresa planeja receber o primeiro equipamento já nos próximos dias e dar início aos voos regulares em junho, quando fará evento de lançamento no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Inicialmente, o novo Concorde da Azul será operado a partir dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, com voos para Marília, Araçatuba, Montes Claros, Passo Fundo, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife. Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, a novidade é um marco na história da aviação mundial e será um divisor de águas no setor. “Traremos mais dinamismo às viagens de curta e longa distância dentro do país, já que o Concorde é a aeronave comercial mais rápida do mundo. Elas serão equipadas com modernas e confortáveis poltronas em uma cabine de classe única. O serviço e entretenimento de bordo ainda estão em fase de planejamento, mas a ideia é que não haja muitas opções, uma vez que os voos serão muito curtos”, afirma Neves.

Para Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul, o histórico de preços baixos do combustível de aviação torna os custos de operação do Concorde imbatíveis. “Nós realmente estamos muito confiantes de que podemos fazer o mercado de aviões supersônicos crescer Brasil”, afirma Shah.

A Azul ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores para operar os novos voos, assim como o certificado para operar as novas aeronaves. Clientes TudoAzul Safira e Diamante terão condições especiais de compra, quando as passagens estiverem disponíveis. Em breve, a companhia divulgará mais detalhes sobre essa operação.

Confira abaixo os primeiros voos a serem operados pela Azul com o Concorde:

 

São Paulo/Campinas - Recife - São Paulo/Campinas

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

São Paulo/Campinas

10h52

Recife

11h35

Diário

Recife

12h00

São Paulo/Campinas

12h41

Diário

 

São Paulo/Congonhas - Araçatuba - São Paulo/Congonhas

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

São Paulo/Congonhas

14h01

Araçatuba

14h11

Diário

Araçatuba

14h46

São Paulo/Congonhas

15h59

Diário

 

São Paulo/Campinas - Marília - São Paulo/Campinas

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

São Paulo/Campinas

6h01

Marília

6h09

Diário

Marília

7h38

São Paulo/Campinas

7h48

Diário

 

São Paulo/Congonhas - Passo Fundo - São Paulo/Congonhas

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

São Paulo/Congonhas

17h15

Passo Fundo

17h34

Diário

Passo Fundo

18h01

São Paulo/Congonhas

18h22

Diário

 

São Paulo/Campinas - Rio de Janeiro/Santos Dumont - São Paulo/Campinas

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

São Paulo/Campinas

10h05

Rio de Janeiro/Santos Dumont

10h21

Diário

Rio de Janeiro/Santos Dumont

10h55

São Paulo/Campinas

11h09

Diário

 

São Paulo/Congonhas - Montes Claros - São Paulo/Congonhas

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

São Paulo/Campinas

18h00

Montes Claros

18h17

Diário

Montes Claros

18h43

São Paulo/Campinas

19h00

Diário



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved