Paraíso apenas das águas? Revista lançada essa semana mostra diversidade dos animais em AL

Agendaa 12 de agosto de 2016

Belas praias com suas piscinas naturais, lagoas e rios cercados por mangues e, é claro, o peixe-boi, mamífero aquático que se tornou um dos símbolos do Estado.

Apesar de Alagoas ser merecidamente conhecida, sim, como o Paraíso das Águas, a diversidade de animais em reservas florestais do que restou da Mata Atlântica ou em biomas como a Caatinga faz do Estado uma potência natural para rotas turísticas ligadas à natureza ainda pouco exploradas.     

Em diversidade de pássaros, por exemplo, o Estado é destaque nacional com mais de 500 espécies catalogadas que atraem todos os anos grupos de observadores do mundo inteiro, a maioria dos Estados Unidos e da Inglaterra. Desde o desembarque dos holandeses no Nordeste do Brasil, de 1630 a 1654, algumas aves do Estado, como o Mutum das Alagoas, que quase foi extinta, já haviam despertado o interesse de naturalistas e pintores que integravam a comitiva de Maurício de Nassau – como Albert Eckhout, que pintou inclusive o Mutum das Alagoas no teto de um castelo na Alemanha. 

E é exatamente um detalhe azulado das penas escuras do Mutum das Alagoas que estampa a bela capa da revista Graciliano este mês, que traz um especial sobre a rica fauna alagoana. Lançada nesta sexta-feira, a revista chega às bancas (e também às prateleiras da Livraria Leitura) a partir desta segunda-feira – confira pontos de venda aqui.

Além de uma reportagem especial sobre o Mutum das Alagoas escrita pela repórter da AGENDA A, Lívia Vasconcelos, a edição, com novo projeto gráfico do designer Fernando Rizzoto, traz outras reportagens e ensaios fotográficos não apenas de outras espécies de pássaros, répteis e mamíferos no Estado (incluindo o Peixe-Boi, claro), como perfis de pioneiros que ajudaram a preservar a vida da fauna alagoana.    

_galeria_aqui_