Guerra das farmácias: entenda o que está por trás da multiplicação de lojas em Maceió

Agendaa 20 de junho de 2016

Você já deve ter notado.

De um ano para cá, quase toda grande via de Maceió ganhou uma nova rede de farmácias.

Como explicar o fenômeno em meio a uma das maiores crises econômicas do país?

Segundo apurou AGENDA A, a multiplicação de farmácias do Estado está diretamente ligada ao desembarque de duas grandes redes do sudeste do país em busca do mercado nordestino, resultado de um movimento nacional de fusões e aquisições que deve concentrar esse mercado nas mãos de quatro ou cinco gigantes nacionais.

A primeira dessas redes a invadir o estado recentemente foi a Drogasil, que pertence ao grupo Raia Drogasil, apontada pela Abrafarma como a maior rede de varejo farmacêutico do País – com receita bruta de R$ 2,6 bilhões no primeiro trimestre de 2016. Desde o ano passado, a rede já abriu seis unidades em Maceió em grandes vias como Álvaro Calheiros, Fernandes Lima, Mário de Gusmão, entre outras.

A outra rede a abrir pela primeira vez unidades em Alagoas é a Drogaria São Paulo do grupo DPSP, que abriu quatro unidades em Maceió nos bairros do Farol, Serraria, Jatiúca e Ponta Verde. Fruto da união das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, a rede quer se consolidar como a segunda maior do setor no país.

Além das duas acima, outra marca já presente no estado com meta de crescer é a Big Ben, com seis unidades em Maceió, rede de origem paraense adquirida pela holding Brasil Pharma (do banco BTG Pactual), que expandiu ainda mais a sua presença no nordeste com a compra da rede pernambucana Guararapes.

Todas, é claro, chegam para disputar com a já estabelecida gigante de origem cearense Pague Menos, com 18 unidades em Maceió (a mais recente no Maceió Shopping), além de redes locais como a São Luís, com 13 unidades em Maceió, e a Permanente, com maior numero de unidades no Estado, com 33 lojas em Alagoas, 22 destas em Maceió.  

Agora, resta saber quais redes sobreviverão em um mercado bilionário com cada vez menos espaço para a “antiga farmácia de bairro”.

_galeria_aqui_