Top 5: os melhores petiscos de Maceió, por Nide Lins

Agendaa 28 de dezembro de 2013

A jornalista Nide Lins mapeou os melhores botecos, bares e similares do Estado para escrever seu imperdível Guia da Gastronomia Popular de Alagoas – que, não por acaso, entrou na  lista dos mais vendidos no mês de dezembro em livrarias como a Viva, no The Square.

A pedido da AGENDA A, a jornalista, que comanda no TNH1 o blog mais respeitado de gastronomia e turismo do Estado, elegeu os cinco melhores tira-gostos de 2013.

Saboreie os indicados:

Costelinha de porco – Boteco do Tonho


 

É uma obra de arte, bronzeada do forno e coroada com o sal. Só de olhar dá água na boca. Esta é uma das pérolas de Antônio Santana dos Santos, conhecido como Tonho, dono de um legítimo boteco no bairro da Ponta Grossa. No modesto espaço do empreendimento batizado pelos fregueses como Boteco do Tonho, o sergipano Tonho é o “tal” e não esconde segredos das deliciosas comidas. “O sal é o segredo da boa cozinha”, diz. E quem conhece o talento gastronômico do bom rapaz vira fã. A costelinha vem sempre com generosa gordura, temperada apenas no sal (fino) e a carne desfia fácil. A carne é destaque porque tem o autêntico sabor suíno, sem muitas intervenções.

Rua Manoel Lourenço, 248 – Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado) – Telefone: 3221-6209.

 

Bife da Vovó no restaurante do Clovis


 

Os bifes de patinho mergulhados no molho caseiro da própria carne com tiras de pimentão, tomate e cebola é a boa lembrança de comida de vó, de mãe. O petisco é batizado como Bifes da Vovó são macios e deliciosos, vem com uma farofinha…só senti falta do pão francês para mergulhar na graxa da carne. É perfeito, verdadeira comida de mãe, feita com capricho pela Rosa Omena.

Rua Empresário Humberto Antonio Omena, n. 163 – telefone: 9318.6347

 

Camarão do Rogildo – Bar do Rogildo

 


No Bar do Rogildo só tem pérolas, mas o rei do pedaço é o camarão do Rogildo. Com ou sem casca, ele é feito especialmente pela Silvia, que há oito anos comanda as panelas do bar. Para se ter uma ideia do reinado do crustáceo, são consumidos, em média, 50 quilos nos fins de semana. E haja camarão barba roxa! A receita é simples: Silvia usa margarina, cebola, coentro e o diferencial é um pouco de creme de leite no final do preparo. Eu, pessoalmente, gosto mais de manteiga, em vez de margarina, mas o crustáceo preparado pela Silvia é de tirar o chapéu: sal na medida, a textura do camarão macia, e come-se de brincadeira.

Rua Augusto Barreto, 90- Bebedouro – Telefone: 3358.6327

 

Carneiro guisado – Bar do Roberto, o ladrão


O carneiro guisado com pirão é um dos pratos mais queridos do Bar do Roberto, o Ladrão. A carne é macia, daquelas de soltar do garfo, caldo da própria gordura do carneiro (pena que não tem pão para mergulhar na graxa…), arroz e o pirão. O pirão é uma história à parte, perfeito. Os temperos, sob comando da cozinheira Sueli, não têm exageros e nem se sente gosto de cominho.  O sal é na medida certa e a textura do pirão é macia. O pirão de carneiro da Sueli faz jus à célebre frase de Gilberto Freyre: “a glória do Brasil”.

Avenida 26 de Abril 245 – Poço – Telefone: 9938.5155

 

Língua ao molho de tomate – Bar da Gil


“Língua de boi que faço não tem para ninguém”, conta Gil – e realmente é mais pura verdade. A iguaria no molho de tomate é super macia e desmancha no céu da boca. A língua fatiada é temperada com tomate, cebola, pimentão, alho, mas o segredinho da Gil é o tempero que leva alecrim, semente de coentro, pimenta do reino e um pouco de cominho. Ela compra o tempero há mais de 10 anos no mercado e é um dos responsáveis pelo sucesso dos guisados da Gil.

Avenida 26 de abril, 268 – Poço – Informações: 3223.4150

_galeria_aqui_