“Mamãe Eu Quero”: 6 versões da marcha de Carnaval mais famosa do mundo composta por um alagoano

Agendaa 9 de fevereiro de 2018

Mais de 80 anos após ser composta, uma marcha de Carnaval de autoria de um alagoano continuará sendo ouvida neste Carnaval.

Trata-se da clássica “Mamãe eu Quero”, marchinha composta em 1937 pelo alagoano José Luís Rodrigues Calazans, mais conhecido como Jararaca, em parceria com Vinícius Paiva.

Violonista, cantor de emboladas e compositor nascido em Maceió em 1896 (morreu no Rio em 1977), Jararaca ganhou fama nacional desde a década de 1930 com a dupla musical Jararaca & Ratinho (o paraibano Severino Rangel de Carvalho).

Após a composição de “Mamãe eu quero”, contudo, a música de Jararaca chegaria ao topo das paradas nos Estados Unidos – graças à interpretação da atriz e cantora Carmem Miranda no filme Serenata tropical, de 1940.

Desde então, a música ganhou uma versão em inglês, “I Want My Mama”, e foi alvo de performances como a do comediante Jerry Lewis (no filme Morrendo de Medo), nas vozes do icônico trio norte-americano Andrews Sisters e até em desenhos de Tom & Jerry.

Abaixo, cinco versões da música do alagoano que, felizmente, resiste à prova do tempo – segundo a lista do Ecad (escritório responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais) do Carnaval de 2016, a música continuava sendo a mais executada na categoria bailes, eventos de rua, clubes e casas de diversões.

1 – Carmem Miranda no filme Serenata Tropical   

No  filme de 1940 dirigido por Irving Cummings e produzido pela Fox (considerado o primeiro a promover a chamada Política de Boa Vizinhança do presidente Roosevelt em relação à América Latina), Carmem Miranda conquista Hollywood ao interpretar canções como Bambu, Bambu, South American Way e, claro, Mamãe Eu Quero.

2 – Mickey Rooney no filme Calouros na Broadway


Na comédia musical de 1941 estrelada por Mick Rooney e Judy Garland, Rooney faz graça interpretando Carmem Miranda cantando Mamã Eu Quero pela primeira vez nas telas. Veja a performance (bem lembrada pela leitora da AGENDA A Socorro Padilha Brandão Vilela). 

 

3 – Jerry Lewis no filme Morrendo de Medo 

No filme Morrendo de Medo (1953), Jerry Lewis é obrigado pelo parceiro Dean Martin a substituir a cantora “Carmelita” na interpretação de “Mamãe Eu Quero”. Veja o resultado.

4 – The Andrew Sisters I Want My Mamma


O icônico trio feminino norte-americano The Andrews Sisters, formado pelas irmãs: LaVerne Sophie (1911-1967), Maxene Angelyn (1916-1995) e Patricia Marie (Patty) Andrews (1918-2013), ajudou a turbinar ainda mais a marchinha de Jararaca ao gravar a adaptação I Want My Mamma em 1940. Ouça aqui.

5 – No seriado I Love Lucy 

Mamãe Eu Quero foi alvo até do mais popular sitcom da televisão norte-americana, I Love Lucy,estrelado por Lucille Ball, Desi Arnaz, Vivian Vance e William Frawley. Em um dos episódios da série (que foi ao ar de 15 de outubro de 1951 a 6 de maio de 1957 na CBS), Lucille Ball imita Carmem Miranda cantando a marchinha do alagoano.

6 – Na série de desenhos Tom & Jerry 

Tem versão da música do alagoano Jararaca até na série de desenhos mais popular do mundo. Em um dos episódios de Tom e Jerry (produzido de 1940 a 1967), a marchinha Mamãe Eu Quero serviu de tema. Confira. 

_galeria_aqui_