Jejum de dez anos sem vitória do Brasil sobre a Colômbia teve início em jogo no Trapichão

Agendaa 3 de julho de 2014

Há quase dez anos, no dia 13 de outubro de 2004, Brasil e Colômbia se enfrentaram no Estádio Rei Pelé, em Maceió, em partida pelas eliminatórias sul-americanas da Copa. À época, a seleção era comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira e a partida no Trapichão terminou em um frustrante 0 a 0.

Desde então, a seleção brasileira nunca mais venceu a Colômbia acumulando mais três empates em 2007 (0x0), 2008 (0x0) e 2012 (1×1) – e terá que quebrar esse tabu nesta sexta-feira (4) caso queira avançar para as semifinais.

Na verdade, caso a tecnologia usada hoje na Copa fosse permitida à época no jogo do Rei Pelé, o Brasil teria vencido a Colômbia por um gol de diferença. É que, durante o segundo tempo da partida, Adriano chutou a bola no travessão que caiu bem à frente da linha do gol que não foi marcado – e hoje seria validado graças ao uso de sensores instalados na linha abaixo do travessão que alertam o árbitro através de um smartwatch se o gol foi ou não legítimo.

Da seleção de Parreira que entrou em campo em 2014, nenhum jogador permaneceu como titular da equipe. Jogaram pelo Brasil os  Dida, Cafu, Juan, Roque Júnior, Roberto Carlos,  Magrão, Renato, Zé Roberto, Alex e os dois Ronaldos, o Gaúcho e o fenômeno, além dos reservas Elano, Edu e Adriano. Uma das presenças de maior destaque no Trapichão, contudo, não chegou a tocar na bola: trata-se da modelo e apresentadora Daniela Cicarelli, então noiva do Ronaldo Fenômeno, que foi pessoalmente ao Rei Pelé.

Já pela seleção colombiana, o único titular que veio a Maceió e vai jogar nesta sexta contra o Brasil é o veterano zagueiro Yepes, de 38 anos, atual capitão da equipe.  

_galeria_aqui_