Rendeiras de Alagoas que produzem para celebridades são destaque em revista nacional

Agendaa 5 de maio de 2015

Diretamente de Entremontes, localidade do município de Piranhas, em Alagoas, à margem do Rio São Francisco, luxuosos vestidos de renda vestem cada vez mais celebridades, socialites e empresárias pelo Brasil afora.

É o que mostra a edição deste mês da revista IstoÉ, com a história das 400 rendeiras da cooperativa Olhar do Sertão, comandada pela estilista alagoana Martha Medeiros. A publicação mostra como o projeto tem ajudado as rendeiras alagoanas a dependerem cada vez menos da renda vinda do Bolsa Família.

Segundo a IstoÉ, o projeto veio para profissionalizar a atividade do bordado entre essas mulheres, que antes não o viam como um meio de ganhar dinheiro. Hoje, cada mulher pode ganhar até R$ 1200 reais por 20 flores e folhas bordadas no mês – os vestidos da estilista são formatados posteriormente com a junção dos dois.

“Pela primeira vez os maridos estão ajudando as mulheres a fazer renda. Elas estão ganhando mais do que eles e estão sendo respeitadas”, contou Martha à IstoÉ.

A publicação traz ainda a história de Maria Parecida da Silva, a Bium, rendeira de 56 anos que costurou o vestido que Ivete Sangalo usou na final da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã. Em dezembro do ano passado, a cantora esteve em Entremontes, para conhecer a autora de seu vestido e passou um dia com as mulheres do projeto.

_galeria_aqui_