Saiba quem são os artistas de AL selecionados para expor nas cidades-sede da Copa

Agendaa 15 de janeiro de 2014

Das esculturas de barro aos acessórios de crochê, o artesanato de Alagoas vai viajar para quatro cidades-sede da Copa de 2014: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Bahia. Dezoito empresas – entre artesãos, micro empreendedores individuais, cooperativas e associações – foram selecionados pelo edital Expoart, do Sebrae/AL, para vender suas peças durante um mês inteiro nas capitais.

O local onde os artigos serão expostos ainda não foi definido pelo Sebrae/AL, mas o mais provável é que os stands de venda sejam montados dentro de shoppings para atingir as classes A e B.  

De acordo com o Sebare, os selecionados no projeto devem confeccionar pelo menos 40 unidades de cada produto. 

Entre a lista de aprovados no edital, a AGENDA A selecionou três artistas/grupos que se destacaram em 2013: 

João das Alagoas – Formador de discípulos no município de Capela, João Carlos da Silva dá vida a elementos do folclore alagoano com suas esculturas em cerâmica, a exemplo do bumba-meu-boi. Patrimônio vivo do Estado desde 2011, o trabalho do artista serviu de inspiração para a peça Rosas, Carroças e Dramas, exibida em 2013, que teve como mote o universo sertanejo de grandes mestres da literatura e do artesanato. 

s

 

Solange Arruda – Os acessórios de crochê supercoloridos são a marca registrada da designer brasiliense, que vive em Maceió há 20 anos. Além de exibir suas peças na loja Pop Up da São Paulo Fashion Week 2013, Solange confeccionou colares e presilhas para a linha infantil da marca Farm, do Rio de Janeiro.

                 s

 

Maria Amélia (galeria Karandash) – À frente da galeria Karandash há quase 30 anos, Maria Amélia é uma das maiores incentivadores do artesanato local. Em seus objetos e esculturas, ela usa principalmente a cerâmica e outros elementos, como gesso, costuras e coqueiros. No ano passado 2013, a artista plástica comandou os projetos Tecendo a Manhã, que uniu o trabalho das bordadeiras dos povoados Entremontes (Piranhas) e da Ilha do Ferro (Pão de Açúcar) em uma exposição, e também o Museu Barco – intercâmbio cultural itinerante com artistas de comunidades ribeirinhas, destaque em reportagem especial do canal Globo News. 

s

 

Confira a lista completa dos vencedores do edital:

Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo – Francisca Lima 

Associação dos Artesãos de Feliz Deserto – Ana Lúcia 

Associação dos Artesãos do Pontal da Barra – Guilherme 

Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe – Maria José 

Associação das Mulheres Rendeiras de Santa Rita – Maylda 

Karandash Arte Contemporânea – Maria Amélia

Solange Arruda 

Associação de Bordados de Entre-Montes – Verleide Gonçalves 

Associação das Mulheres de Fibra dos Assentamentos de Maragogi – Amara Lúcia 

Cooperativa dos Artesãos da Ilha do Ferro – Poliana

Cláudio Henrique 

João Carlos

Irinéia Rosa

Abelardo Sandes 

Zenaide Petuba

Adriana Siqueira 

Leonilso Arcanjo 

 

 

_galeria_aqui_