Dois filmes estreiam hoje no CineArte Pajuçara

Agendaa 3 de janeiro de 2014

Num fim de semana sem novidades no grande circuito (o único a entrar em cartaz nas grandes redes foi Atividade Paranormal 4, no Centerplex), o CineArte Pajuçara sai na frente com a estreia dos dois longas Uma Estranha Amizade e Trem Noturno Para Lisboa.

Dirigido por Sean Baker, Uma Estranha Amizade foi o melhor recebido entre as duas estreias pela crítica. O filme narra como Jane (Dree Hemingway), de 21 anos, começa uma amizade nada comum com Sadie (Besedka Johnson), uma senhora de 85 anos. Elas se conhecem quando a moça decide comprar objetos vendidos pela idosa e descobre uma grande quantidade de dinheiro escondida em um dos itens. Marcado pela autenticidade nas locações, o filme não apela para a pieguice e tem interpretações naturalistas como de Besedka Johnson, cujo primeiro papel no cinema como a senhora de 85 anos também foi o último – a atriz morreu em abril de 2013.

 Já Trem Noturno Para Lisboa, baseado no livro homônimo de Pascal Mercier, conta a jornada do professor suíço Raimund Gregorius (Jeremy Irons), que abandona suas palestras e sua vida conservadora para embarcar em uma emocionante aventura em busca do autoconhecimento com base no carpe diem (aproveite o dia) do poeta romano Horácio. Apesar da atuação competente de Jeremy Irons e do interesse histórico (o filme se passa durante a Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974), a crítica considerou o filme sem brilho – talvez por estar muito preso ao livro.

Serviço:

CineArte Pajuçara

Uma Estranha Amizade: 16h50 – exceto segunda-feira

Um Trem Noturno Para Lisboa: 18h50 – exceto segunda-feira

_galeria_aqui_