Filme nacional rodado no Sertão Alagoano tem pré-estreia (com presença de diretora) neste sábado

Agendaa 12 de setembro de 2015

Inspirado em lendas e história de povos ciganos, o longa-metragem Rio Cigano, 80% ambientado no sertão alagoano, vai ter sua pré-estreia em Maceió neste sábado, a partir das 20h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara – com um debate com a diretora paulista Julia Zakia   depois da sessão. 

O filme conta a história de duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes. Reka, raptada por um fazendeiro em meio a uma travessia indesejada de seu povo por suas terras, acaba sendo criada como servente na casa grande da propriedade, enquanto Kaia é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir em busca de sua amiga de infância.

Filmado em 2011, nas localidades de São José da Tapera, Entremontes, Carneiros e Piranhas, o longa contou com um grupo de mais de 100 ciganos residentes no município de carneiros no elenco (todos preparados pela própria Julia) e cinco atores – entre eles, Georgette Fadel, que também atuou no longa Domésticas (2012), de Fernando Meirelles. Rio Cigano é fruto do relacionamento próximo da diretora com a família de ciganos Ferraz (também de Carneiros) quando ela ainda filmava um de seus curtas, “Tarabatara”, em 2007.  

A diretora Julia Zakia diz que a estreia do filme em Alagoas será um momento especial . “Devo muito ao Estado, às paisagens, às pessoas, aos encontros”, disse ela, que declarou ainda que o nome do filme “Rio Cigano” é uma espécie de homenagem aos rios que banham o Estado. “Esse nome é muito em função das boas recordações e dos banhos no Rio São Francisco que a gente tomava toda tarde durante a filmagem. É uma homenagem mesmo às águas do país, às águas de Alagoas”, diz.

Formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), este é o primeiro longa-metragem de Julia Zakia que até então dirigiu seis curtas metragens (“O Chapéu do Meu Avô”, “27 de Agosto”, “Suíte Anonimato”, “A Estória da Figueira”, “Tarabatara”, “Pedra Bruta”).

Rio Cigano foi apresentado no Festival do Rio 2013 de cinema, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2013, na Mostra Cinema e Direitos Humanos de 2015, entre outros.

Veja abaixo a sessão do filme e o trailer:

Serviço

Sessão especial de pré-estreia do longa-metragem RIO CIGANO

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara

Horário: 20h20 

Ingresso: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia)

Informações: (82) 3316 6000

 

por Lívia Vasconcelos

_galeria_aqui_