SECOM GUIA CIDADAO2
Alagoas, Quarta, 29 de Março de 2017
  • Enviar e-mail
  • Facebook

50 anos esta noite: o dia em que Paulo Autran trouxe a Maceió espetáculo que desafiou a ditadura

Publicado em 11 de Janeiro de 2017

Estava tudo certo.

Em janeiro de 1967, o Teatro Santa Isabel, em Recife, receberia um dos mais aguardados espetáculos do país: a peça Liberdade, Liberdade, estrelada por Paulo Autran e Teresa Rachel, com o provocante texto de Millôr Fernandes e Flávio Rangel escrito logo após o golpe militar de 1964.  

Na então pacata (e conservadora) cidade de Maceió, contudo, autoridades policiais decidiram, sem sequer consultar o então governador Lamenha Filho, que a peça não desembarcaria na capital sob o argumento de que a agenda do Deodoro já estava lotada.

A desculpa, claro, não colou.

Inconformado com a decisão, o então presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufal, o estudante de Economia Radjalma Cavalcante, decidiu viajar a Recife para  convencer Paulo Autran a realizar ao menos uma apresentação da peça em Maceió. Na capital pernambucana, o estudante também conseguiu que o Diário de Pernambuco publicasse um artigo relatando a proibição e anunciando uma possível mobilização dos universitários alagoanos.

Surpreendido com a notícia em torno da proibição, da qual nem sequer havia sido consultado, o então governador Lamenha Filho viu-se obrigado a anunciar que nunca havia dado ordem e que o espetáculo poderia, sim, desembarcar na capital.

Foi então que à noite do dia 11 de janeiro de 1967, há exatos 50 anos, o palco do Deodoro recebeu uma das peças que ficariam marcadas na história da dramaturgua do país – e também em uma placa que até hoje se encontra na parede do saguão do Deodoro, com a seguinte frase, sugerida pelo jornalista alagoano Luiz Gutemberg:

“Neste Teatro, Paulo Autran Cantou a Liberdade”.

Mal sabiam eles àquela altura que o pouco da liberdade que ainda tinham seria enterrada, em dezembro do ano seguinte, com a entrada em vigor do AI-5, que inaugurou a fase de maior repressão da ditadura.      

Para ver o curta Liberdade, Liberdade em Maceió, sobre o episódio, clique aqui.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved