Drama sobre bebês trocados em maternidade é destaque entre estreias de hoje

Agendaa 31 de janeiro de 2014

Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2013, o drama intimista japonês “Pais e Filhos” é o destaque entre os filmes que estreiam nos cinemas de Maceió nessa sexta.

Dirigido por Hirokazu Kore-eda, o filme em exibição apenas no Cine Arte Pajuçara (em sessão diária às 18h30) trata das questões emocionais envolvidas num caso de troca de bebês na maternidade. Os dois meninos têm 6 anos e, constatado o equívoco, psicólogos e médicos aconselham as duas famílias a “destrocar” as crianças o quanto antes.

Apesar de um enredo típico de novela, o cineasta japonês foge da pieguice e consegue emocionar com sutileza ao tratar das diferenças de valores entre as duas famílias envolvidas na situação quase insuportável.

De um lado, está a família do executivo Ryota (Masaharu Fukuyama), obcecado pelo trabalho e com pouco tempo para olhar para o filho. Do outro, a família formada pelo comerciante mais simples Yudai (Lily Franky), que tem valores completamente diferentes de tempo e dinheiro.

E é do confronto entre a ética do trabalho e a ética do afeto que brota o principal dilema do filme – dilema que bem retrata não só a sociedade japonesa, como quase toda nação ocidental.

 

_galeria_aqui_