Feriadão em Maceió tem mostra de clássicos do cinema em versão digital; veja local e programação

Agendaa 26 de março de 2018

Se, como já definiu o escritor italiano Italo Calvino, clássico é um livro que nunca esgota tudo o que tem a dizer, os seis filmes da Mostra Arte Clássicos, que abre nesta quinta (29/03), no Centro Cultural Arte Pajuçara, continuam tendo muito a exibir.

Com uma sessão diária sempre às 18h30 (veja programação completa abaixo), a mostra exibe este ano versões digitalizadas de seis longas que marcaram história no cinema e continuam em pleno vigor. Esse é o caso, por exemplo, de A Bela da Tarde (Belle de Jour), que estreou há mais de 50 anos com a bela Catherine Deneuve no papel de uma mulher entediada com o casamento que se prostitui de dia para realizar suas fantasias eróticas (e coloca no chinelo qualquer um da série 50 Tons de Cinza).

Confira programação abaixo:

 

29/03 (18h30) – A BELA DA TARDE

Direção: Luis Buñuel/ Elenco: Catherine Deneuve, Jean Sorel, Michel Piccoli/ Nacionalidades França, Itália/ Classificação: 14 anos

Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um cliente abusivo promete complicar a situação.

 

Dia 30/03 (18h30) – HIROSHIMA MEU AMOR

Direção: Alain Resnais/ Elenco: Bernard Fresson, Stella Dassas, Emmanuelle Riva/ Nacionalidades Japão, França/ 1959/ Classificação: 18 anos

Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada”, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.

 

Dia 31/03 (18h30) – A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM

Direção: Mike Nichols/ Elenco: Anne Bancroft, Dustin Hoffman, Katharine Ross mais/ Nacionalidade EUA

Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross).

 

Dia 01/04 (18h30) – ACOSSADO

Direção: Jean-Luc Godard/ Elenco: Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger mais/ Nacionalidade França

Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

 

Dia 03/04 (18h30) –  O HOMEM QUE CAIU NA TERRA

Direção: Nicolas Roeg/ Elenco: David Bowie, Buck Henry, Candy Clark/ Nacionalidades EUA, Reino Unido/ Classificação 14 anos

Thomas Jerome Newton (David Bowie) é um alienígena que vem à Terra em busca da salvação de seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. Para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas.

 

Dia 04/04 (18h30) – STROMBOLI

Direção: Roberto Rossellini/ Elenco: Ingrid Bergman, Mario Vitale, Renzo Cesana mais/ Nacionalidade Itália/ Classificação: 14 anos

Na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial, Karen (Ingrid Bergman), uma lituana, se casa com um pescador, Antonio (Mario Vitale), para deixar de viver em Farfa, um campo de concentração, pois não conseguiu um visto de emigração para a Argentina. Porém a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é bastante dura. Karen não consegue se acostumar a isto, fazendo-a entrar em conflito com o marido e a população local.

2jNbw6hw=XxEy}%&

_galeria_aqui_