Grito de gol de narrador alagoano é destaque no The New York Times

Agendaa 26 de junho de 2014

Intrigado com o grito de gol dos narradores brasileiros, o jornal americano The New York Times publicou uma reportagem sobre o estilo adotado pelos narradores brasileiros para anunciar o gol, classificado como uma espécie de “canção-sirene do futebol”.

Entre os narradores destacados, como Galvão Bueno e José Carlos Araújo, está também o alagoano Edson Pereira de Melo, mais conhecido como Edson Mauro, que começou sua carreira em 1965, aos 15 anos, na Rádio Difusora de Maceió e hoje trabalha para a Rádio Globo do Rio de Janeiro, onde comanda o programa esportivo “Bola de Fogo”.

O jornal chama a atenção para a marca da narração de Edson que costuma gritar bingo antes do gol, estilo próprio que passou a utilizar após passar a noite em um bingo em Madri durante a cobertura da Copa da Espanha, em 1982.

A reportagem ainda conta como Edson começou ainda criança a narrar as partidas de futebol de praia com os amigos em Alagoas usando metade da casca de um coco para amplificar a própria voz.

Em Maceió, depois da Rádio Difusora, Mauro trabalhou para a Rádio Gazeta, quando surgiu a oportunidade de transmitir exclusivamente para a Rádio Globo, do Rio de Janeiro, a partida entre CSA e São Domingos, direto do Estádio Rei Pelé, o que lhe rendeu a contratação pelo veículo.  No Rio de Janeiro, ele passou por importantes rádios, como a Tupi, Nacional, CBN, Jornal do Brasil e TV Bandeirantes – até voltar à Rádio Globo.

Além do “bingo”, Mauro é conhecido pelos bordões “bom de bola” e “olha o gol”.

Leia a matéria completa do NY Times aqui.  

_galeria_aqui_