Livro sobre ‘compra do Nordeste Holandês por Portugal’ ganha nova edição ilustrada

Agendaa 22 de setembro de 2015

Considerado um dos clássicos da historiografia da presença holandesa no Nordeste, o livro “O Negócio do Brasil”, do historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello, acaba de ganhar uma nova versão ilustrada.

Lançado pela primeira vez em 1998, o livro revelou como, após as batalhas que culminaram com a expulsão dos holandeses de Pernambuco, em 1654, Portugal só conseguiu assegurar seu domínio sobre o Nordeste Brasileiro após negociações diplomáticas que envolveram o pagamento do equivalente a 63 toneladas de ouro às Províncias Unidas dos Países Baixos – já então conhecida pelo nome da mais poderosa de suas províncias, a Holanda.

Enfim, de certa forma Portugal precisou recomprar o Brasil da Holanda.

 A nova edição da Editora Capivara, ainda não disponível nas livrarias alagoanas (sempre atrasadas quando se trata de lançamentos, ainda mais quando não são Best-sellers),  traz não apenas imagens clássicas da região no período retraradas por pintores como do holandês Frans Post, como mapas, gravuras e outras ilustrações que ajudam na compreensão da narrativa.

“História diplomática é uma leitura árida e só diplomata gosta. Se adoça com gravuras e representações, atrai mais leitores”, diz o próprio historiador Evaldo Cabral de Mello.

_galeria_aqui_