Pesquisador da Ufal integra equipe vencedora do maior prêmio científico da França

Agendaa 9 de maio de 2016

Considerado o maior prêmio científico da França, o Grand Prix Scientifique Louis D, criado para projetos de vanguarda da pesquisa científica, foi dado este ano pela primeira vez a um projeto na área de Matemática realizado conjuntamente por uma equipe de pesquisadores franceses e outra formada por brasileiros – incluindo o professor e pesquisador da Ufal Krerley Oliveira.

“Fico orgulhoso de participar do projeto e representar a Ufal”, disse à AGENDA A o matemático alagoano.

Coordenado pelo diretor do Impa, Marcelo Viana, e pelo francês François Labourie, da Universidade de Nice, o projeto estuda os chamados sistemas dinâmicos – mais conhecidos pela Teoria do Caos. “A área de sistemas dinâmicos estuda os fenômenos que evoluem ao longo do tempo, que é praticamente tudo, tudo está em permanente evolução.”, disse o coordenador do Impa Marcelo Viana. “É a área que era chamada de Teoria do Caos, mas a gente não gosta muito dessa expressão porque ela é muito midiática”.

Dentro do projeto, o pesquisador alagoano se dedica ao estudo da área chamada formalismo termodinâmico.  “Trata-se de uma formulação teórica de fenômenos inicialmente observados na mecânica estatística, uma parte da teoria dos sistemas dinâmicos que faz uso da teoria das probabilidades”, explica Krerley.

O prêmio garante 450 mil euros ao projeto vencedor, sendo 10% para o autor do projeto e 90% para financiar viagens e estudos dos pesquisadores

_galeria_aqui_