Londres abre espaço para alagoana em uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo

Agendaa 30 de junho de 2016

Aos 73 anos, uma artista alagoana – ainda pouco conhecida no Estado – será uma das principais atrações da maior Feira de Arte Contemporânea de Londres, a Frieze London, cuja 14ª edição acontece nos próximos dias 6 e 9 de outubro, na capital londrina.      

Trata-se da artista maceioense Martha Araújo, apontada pelo material de divulgação da feira, segundo o jornal carioca O Globo, como um dos pontos altos da seção “Live”, voltado para performances. Formada pela Escola de Artes Visuais/Parque Lage, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Marta apresentará trabalhos como “Para um Corpo…”, performance que integra a série histórica da artista intitulada “Hábito/Habitante” – que, segundo a programação da feira, traz “o significado da arte performática na América Latina sob a ditadura militar”.

No meio artístico, Martha é reconhecida por montar propostas participativas que trazem à tona questionamentos sobre os limites do corpo – justamente por isso, suas instalações costumam variar entre um misto de ambientes arquitetados com roupas e objetos para se vestir. Com “Hábito/Habitantes”, de 1985, ela ganhou reconhecimento no meio artístico ainda no início de sua carreira.

A alagoana participa da mostra através de uma parceria entre a galeria brasileira Jaqueline Martins e a galeria PM8, de Vigo, na Espanha. Além dela, apenas as galerias Gentil Carioca (RJ) e as paulistanas Fortes Vilaça, Mendes Wood DM e Luisa Strina representam o Brasil no evento.

Veja algumas fotos da performance de Martha abaixo:

 

 

_galeria_aqui_