Jornalista alagoano que venceu Prêmio Jabuti relembra visita a Fidel em 1980; veja aqui

Agendaa 26 de novembro de 2016

Audálio Dantas, jornalista alagoano nascido na cidade de Tanque D’arca que fez história na grande imprensa por suas reportagens na extinta revista Realidade (que lhe renderam um prêmio da ONU) e, mais recentemente, recebeu o Prêmio Jabuti (2013) por seu livro “As Duas Guerras de Vlado Herzog”, postou hoje nas redes sociais um breve relato do encontro que teve com Fidel Castro, em 1980, quando era deputado Federal por São Paulo.

Confira texto e foto abaixo:

FIDEL DESARMADO – Havana, 1980. A ditadura militar do Brasil não mantinha relações com Cuba, e viajar para lá podia resultar até em cassação.

Mas um pequeno grupo de parlamentares brasileiros, organizado por Fernando Morais, então deputado estadual de São Paulo, decidiu visitar a ilha, por contra própria.

Então deputado federal por São Paulo, eu integrava o grupo. Estava prevista uma visita a Fidel Castro, no palácio presidencial. A visita foi marcada e desmarcada várias vezes, até que um dia, ou melhor, uma noite, o grupo foi avisado que o encontro se daria em poucos minutos.

Só que, em vez de irmos a Fidel, Fidel veio a nós. O encontro se deu por volta das 23;30 h, no hotel em que nos hospedávamos.

Estava tudo preparado, num salão de reuniões: numa mesa, garrafas de rum, charutos, mojitos e daiquiris já prontos, guloseimas típicas de Cuba.

Chega Fidel, imenso em sua farda verde, revólver à cinta. Antes de mais nada, porém, retirou a arma, que depositou sobre um piano no canto da sala.

Só então, desarmado, dirigiu-se ao grupo:

Sean bienvenidos a Cuba!

Teve início, então, um animado papo que se estendeu até às 4 da madrugada.

O aperto de mão que troquei com Fidel, naquela noite, foi, sem dúvida, o mais importante de minha vida.

_galeria_aqui_