SECOM GUIA CIDADAO2
Alagoas, Quarta, 29 de Março de 2017
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Pesquisadora do vírus da Zika no NE eleita uma das 10 cientistas mais importantes do mundo em 2016

Publicado em 19 de Dezembro de 2016

Na lista dos dez cientistas mais importantes do ano indicados pela revista britânica científica Nature, um nome do Brasil foi destaque este ano.

Trata-se de Celina Turchi, pesquisadora especialista em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco que liderou no Estado vizinho a pesquisa que mostrou a relação entre a microcefalia e o vírus da Zika.   

Oriunda da Universidade Federal de Goiás, onde se formou em Medicina e se aposentou como professora, Celina Turchi atua desde 2014 como “Especialista Visitante” no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães na Fiocruz/PE - onde formou uma força-tarefa de epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução para realizar o estudo da relação do vírus com a microcefalia.

“Nem no meu pior pesadelo eu imaginei uma epidemia de microcefalia em bebês”, disse a pesquisadora em entrevista à Nature. Sobre a indicação de seu nome na revista Britânica, a pesquisadora disse que encara um reconhecimento do trabalho de todo o grupo coordenado por ela. “Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, disse Celina.

Entre os outros 10 centistas escolhidos pela “Nature”, estão a argentina Gabriela González, por uma pesquisa sobre ondas gravitacionais, o espanhol Anglada Defendi, que entrou na lista por ter descoberto um planeta parecido com a Terra, o cocriador da empresa de inteligência artificial DeepMind, Demis Hassabis, que desenvolver o programa AlphaGo (que venceu o campeão mundial do "Go", conhecido como "xadrez oriental"), entre outros.

Veja outros cientistas premiados em reportagem no jornal Estado de S. Paulo aqui.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved