5 livros que impactaram a vida deles em 2016… para você ler e começar bem 2017

Agendaa 31 de dezembro de 2016

Qual o livro que teve maior impacto em sua mente no ano que acaba de terminar?

Abaixo, cinco personalidades das mais diversas áreas indicaram à AGENDA A os seus favoritos e explicam porque você deveria incluí-los em sua lista para 2017.

Fábio Lins, procurador do Estado, professor de Direito da Ufal e autor de “Igualdade, Discriminação e Concurso Público”

NISE DA SILVEIRA: CAMINHOS DE UMA PSIQUIATRA REBELDE (Luiz Carlos Mello)

“O livro apresenta com riqueza de detalhes (fotografias, imagens, documentos) a trajetória pessoal e profissional desta admirável médica  alagoana, considerada um dos maiores nomes da psiquiatria mundial, especialmente por seu pioneirismo na humanização dos tratamentos psiquiátricos.”

Cláudio Marinho, um dos fundadores do Porto Digital de Recife e dono da Porto Marinho, empresa de consultoria de cenários e gestão estratégica  

 

DIGITAL VORTEX: HOW TODAYS MARKET LEADERS CAN BEAT DISRUPTIVE COMPETITORS AT THEIR OWN GAME (em tradução livre, Vortex Digital: Como líderes de mercado de hoje podem vencer concorrentes disruptivos em seu próprio campo) (Vários autores, Global Center for Digital Business Transformation/ disponível na Amazon em versão Kindle).   

“O livro traz um dado assustador que revela uma miopia persistente de muitas empresas diante do novo cenário digital: 45% de 900 CEOs entrevistados disseram que as lideranças das suas empresas não consideram que a transformação digital seja assunto do ‘board’. Ou seja, se elas não mudarem de postura rapidamente, estão, literalmente, ‘lascadas’”.

 

Felipe Cavalcante, empresário e presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Imobiliário do Brasil (Adit Brasil)

ELON MUSK – COMO O CEO BILIONÁRIO DA SPACE X E DA TESLA ESTÁ MOLDANDO NOSSO FUTURO (Ashlee Vance, Editora Intrínseca)

“O livro narra a história do homem que está revolucionando setores como o de energia solar, automobilístico e aeroespacial. Elon Musk, sem sombra de dúvidas, está moldando o futuro da humanidade. Alguns de seus projetos vistos no passado como piada, como o de implantar colônias de seres humanos em Marte, já geraram inúmeras inovações tecnológicas. Da infância, na África do Sul, ao sucesso no Vale do Silício (à frente de empresas como a PayPal, Tesla, Space X), trata-se de uma leitura fascinante de um homem que assumiu riscos e já deixou sua marca no planeta”.


Eduardo Setton, engenheiro, um dos fundadores do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal e ex-Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia

CRIANDO UM NEGÓCIO SOCIAL (Muhammed Yunnus, Editora Campus)

“Para quem passou anos ensinando e pesquisando dentro de uma universidade, o livro traz uma provocação que me causou um impacto e sensação de culpa já no primeiro parágrafo. Nele, o autor, Prêmio Nobel da Paz, revela como foi empurrado para fora do campus universitário para ser um ativista, além de ser apenas um professor: ‘Meu primeiro envolvimento com o problema da pobreza ocorreu quando eu era acadêmico; em seguida, fui levado por um episódio pessoal, quase por acaso. Envolvi-me com a pobreza porque ela me cercava por todos os lados em Bangladesh. Em particular, a fome generalizada de 1974 empurrou-me para fora do campus universitário e forçou-me a ser ativista social, além de professor’. Enfim, ele revela que era difícil continuar ensinando elegantes teorias econômicas na sala de aula enquanto lá fora grassava uma fome pavorosa.”


Cícero Péricles, economista, professor da Ufal e autor de “Economia popular: uma via de modernização para Alagoas”

AS CONTRADIÇÕES DO LULISMO – A QUE PONTO CHEGAMOS? (André Singer e Isabel Loureiro, Boitempo Editorial).

“O livro traz uma interpretação contemporânea do Brasil escrita na perspectiva de esquerda, em uma coletânea que mantêm a serenidade em torno de um tema que não costuma ser analisado com muita serenidade: a experiência dos governos Lula/Dilma”.



_galeria_aqui_