Veja resultado da participação de chef de AL em maior concurso gastronômico do mundo na França

Agendaa 3 de fevereiro de 2017

O clima da cidade de Lyon, capital gastronômica da França, era de final olímpica.

Representando o Brasil no Bocuse d´OR 2017, maior competição gastronômica do mundo, a chef de Alagoas Giovanna Grossi, de 25 anos, contou não apenas com a força da torcida brasileira (formada em boa parte por alagoanos), como de parte da imprensa internacional – que torcia para que Giovanna, única mulher entre os chefs finalistas, repetisse o feito de 1989 da chef de Luxemburgo, Lee Linster, única mulher a levar o prêmio máximo da competição.

Infelizmente, não foi dessa vez.

O chef Matthew Peters, do restaurante Per Se, de Nova York, levou junto com sua equipe norte-americana a medalha de ouro com um prato à base de frango recheado com cogumelos, foie gras e lagosta – e outro 100% vegano de aspargos verdes da Califórnia com creme de amêndoa torrado.

O prato de Giovana Grossi, à base de carne de frango com molho de lagosta, miúdos de frango, foie gras recheado com castanhas do Brasil e purê de abóbora, causou sensação e “provocou um rugido ensurdecedor na torcida” (segundo o site internacional de gastronomia Fine Dining Lovers), mas não foi suficiente para ficar entre as primeiras posições do concurso.

Apesar da pontuação da equipe brasileira ter ficado em 15º no ranking gerak, a alagoana colocou o Brasil à frente de todos os concorrentes latino-americanos – e em segundo lugar nas Américas, atrás apenas dos EUA – à frente de países como Canadá, Guatemala, Uruguai e Chile.

Na manhã desta sexta (3), o Bom Dia Brasil veiculou a primeira parte de uma reportagem sobre o concurso com a chef alagoana – cuja segunda parte será apresentada na próxima segunda (6).

Veja matéria do Bom Dia Brasil aqui.

_galeria_aqui_