Alagoano é único brasileiro indicado por crítico entre “10 álbuns essenciais do Jazz”; ouça aqui

Agendaa 1 de março de 2017

Na data de comemoração dos 100 anos da primeira gravação oficial – e comercial – de uma banda de Jazz (em 26 de fevereiro de 1917, pelo Original Dixieland Jazz Band ), quais foram os dez álbuns essenciais na história do gênero?

Segundo Carlos Calado, um dos maiores críticos musicais do país (atuou durante anos na Folha de S. Paulo e é autor de Tropicália: a História de uma Revolução Musical), o único brasileiro à frente de um dos “dez álbuns essenciais do Jazz” é o alagoano Hermeto Paschoal, com seu disco Slave Mass (Missa dos Escravos), gravado em 1977, em Nova York, pela Warner.

Ao lado de obras de Duke Ellington, Charles Mingus e Miles Davis (que em vida rasgou elogios ao alagoano), o álbum do alagoano foi citado pelo crítico em reportagem no dia 24 de fevereiro passado sobre o centenário do Jazz do jornal Valor Econômico, ao lado da lista de outros críticos como Zuza Homem de Mello e João Marcos Coelho. (Para ler reportagem completa no Valor, clique aqui).

Abaixo, ouça o álbum do “bruxo alagoano” que tornou-se um clássico do gênero ao mesclar mesclar o Jazz com ritmos do Sertão, como a Toada, Baião e Maracatu – e até sons de animais como grunhidos de porcos.  

_galeria_aqui_