Portal libera acesso a mapas que revelam como Alagoas saltou de 19 para 102 municípios; veja aqui

Agendaa 4 de setembro de 2017

Sim, houve um tempo em que todo o território alagoano era dividido em apenas 19 municípios – em vez dos 102 atuais, um salto de mais de 435%.

Quem quiser acompanhar a origem e o crescimento de municípios no Estado conta agora com uma boa ferramenta: uma série de mapas da divisão política de Alagoas entre 1872 e 2010 disponível a partir desta segunda (4) no portal Alagoas 200 anos, site lançado em maio deste ano pelo governo do Estado com informações e a agenda de comemorações dos 200 anos de emancipação política de Alagoas.

A série de mapas históricos com a divisão política de Alagoas, disponibilizada para download via parceria com o portal Alagoas em Dados e Informações, da Secretaria de Planejamento e Gestão, permite ao leitor descobrir como alguns municípios foram, no decorrer de pouco mais de um século, se desdobrando nos atuais municípios do Estado.

No mapa da então província de 1872, por exemplo, é possível ver que quase toda a região do Sertão do Estado era então dividida em apenas em 3 grandes municípios: Paulo Afonso (como era chamado a região na divisão alagoana sertaneja), Traipu e Pão de Açúcar.

Hoje, a região engloba 26 municípios.

Os mapas mostram também  antigos nomes de cidades como União dos Palmares (antes chamada de Imperatriz) e Viçosa (que se chamava Assembleia).

Além da evolução histórica, o portal permite o acesso a mais de 300 mapas, a maioria já disponível no site Alagoas em Dados, com imagens de satélite informações estatísticas de áreas como agropecuária, educação, saúde, infraestrutura, economia, entre outros.

Para baixar os mapas no portal do bicentenário, clique aqui.

_galeria_aqui_