Nova espécie de árvore gigante descoberta na Mata atlântica alagoana homenageia Hermeto Pascoal

Agendaa 21 de outubro de 2022

“Dipteryx hermetopascoaliana”.

Em homenagem ao músico alagoano Hermeto Pascoal, assim foi batizada uma nova espécie de árvore gigante descoberta em uma reserva de Mata Atlântica na cidade de Branquinha, Zona da Mata do Estado.

Do gênero Dipteryx, que pertence à família das leguminosas, a nova espécie de árvore pode chegar a até 30 metros de altura e sua descoberta foi tema de artigo publicado na revista científica “Botanical Journal of the Linnean Society”.

“Assim como Hermeto é símbolo de resistência da diversidade da cultura brasileira dentro do universo infinito do jazz, através de seu tempero nordestino e de natureza universal, sendo referência mundial, a árvore gigante Dipteryx hermetopascoaliana que catalogamos é símbolo de resistência da megadiversidade da Mata Atlântica” escreveram os pesquisadores  Debora Zuanny, Catarina de Carvalho, Domingos Cardoso e Haroldo Lima, autores da pesquisa.

No artigo, que leva o longo título “The discovery of a new giant legume tree species in a severely fragmented landscape underscores the alarming threats to the biodiversity of the Brazilian Atlantic Forest” (em tradução livre, A descoberta de uma nova espécie de leguminosa gigante em uma paisagem extremamente fragmentada revela as ameaças alarmantes à biodiversidade da Mata Atlântica brasileira), os autores destacam a importância da preservação dos remanescentes de Mata Atlântica de Alagoas e do Brasil para novas descobertas.

Confira o resumo completo do artigo no site da revista científica aqui.