Cervejas alagoanas são únicas do Norte-Nordeste premiadas em concurso internacional

Redação 1 de novembro de 2022

As marcas alagoanas Hop Bros e Caatinga Rocks: medalhas internacionais

As marcas alagoanas Hop Bros e Caatinga Rocks: medalhas internacionais

 

No mesmo sábado em que o Flamengo venceu a final da Taça “Libertadores da América” no Equador, duas cervejarias alagoanas foram as únicas do Norte-Nordeste a levar medalhas no concurso internacional “Copa Cervezas de América”, espécie de “Libertadores das cervejas”, que teve como sede a cidade de Valdívia, no Chile, um dos centros cervejeiros do país.
As marcas alagoanas Hop Bros e Caatinga Rocks levaram, respectivamente, medalhas de prata e bronze no concurso em duas categorias.
A alagoana Hop Bros levou a medalha de prata na categoria “Field Spice and Cocoa Beer” (cervejas à base de especiarias e cacau) com o rótulo Brett Saison (com pimenta de cheiro e cumari). A premiação da Hop Bros no Chile ocorreu na mesma semana em que a marca levou outra medalha no concurso “Brasil Beer Cup”, em Florianópolis, onde a cervejaria levou ouro na categoria “Ale Styles – Belgian Style Fruit Lambic” (estilo tradicional de cerveja belga com toques frutados) com o rótulo All of My Love – ficando à frente inclusive de um rótulo da tradicional cervejaria belga Brouweij F. Boon, que conquistou prata no mesmo concurso. “Foi uma semana intensa e marcante, já que recebemos estas duas importantes medalhas dias após inaugurarmos nossa nova fábrica no bairro do Jaraguá”, diz Rodrigo Inojosa, um dos sócios da marca.
Já a Caatinga Rocks levou medalha de bronze no concurso do Chile na categoria “Wood and Barrel Aged Sour Beer” (cervejas com acidez mais acentuada envelhecida em barris de madeira) com o rótulo “Zumbi Republic” – edição especial do rótulo da marca envelhecida em barril de cachaça que foi do restaurante Divina Gula.
“Estamos muito felizes em trazer mais uma medalha para Alagoas”, diz Marcus Leal, cofundador (ao lado do irmão Rafael Leal) da marca Caatinga Rocks, que já teve rótulos como “Serelepe” eleitos como o melhor do Brasil em concursos como a Copa da Cerveja POA, em Porto Alegre.
Somando os rótulos alagoanos, únicos da região Nordeste premiados no concurso, os brasileiros levaram no Chile ao todo 43 premiações (de um total de 127) no concurso internacional, sendo nove medalhas de ouro – incluindo a considerada Melhor Cerveja da competição, a Saiso Pitaya, da cervejaria paranaense Água do Monge.