Filme alagoano é selecionado para Festival Internacional de Berlim; saiba mais aqui

Redação 16 de dezembro de 2022

A cineasta alagoana Laís Santos de Araújo e uma das cenas de “Infantaria”

 

Pela primeira vez, um filme dirigido e produzido em Alagoas é selecionado para um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como “Berlinale”.
O curta-metragem “Infantaria”, dirigido pela jornalista e cineasta alagoana Laís Santos de Araújo, foi anunciado como um dos curtas selecionados para a 73ª edição do festival que ocorrerá entre 16 e 26 de fevereiro de 2023.
O filme, que discute temas como amadurecimento, adolescência e ausência paterna (tendo como pano de fundo uma festa de aniversário), já havia sido destaque em festivais nacionais, tendo sido inclusive um dos vencedores do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro no último dia oito de dezembro — se qualificando, inclusive, para concorrer a uma vaga no Oscar.
O filme, de baixíssimo orçamento, foi produzido inicialmente com R$ 40 mil da Lei Aldir Blanc – complementado pelo aporte de patrocínios e da própria diretora e produtor, que não receberam nada pelo filme.
Antes da indicação, Laís Santos Araújo já era conhecida pelo seu trabalho como roteirista e realizadora audiovisual de Maceió. Um dos seus roteiros, para longa-metragem “Marina”, foi contemplado pelo fundo holandês Hubert Bals Fund (HBF), vencedor de Melhor Roteiro no Holland Film Meeting (NFF) e vencedor do pitching do Porto Iracema das Artes (2018), onde foi tutorado por Karim Aïnouz.
À frente da produtora alagoana Aguda Cinema, Laís estreou seu primeiro curta de ficção, “Como ficamos da mesma altura” , no Festival de Rotterdam (IFFR), e atualmente trabalha em Recife como roteirista da série “Lama dos Dias”, do Canal Brasil, dirigido por Hilton Lacerda (diretor de Tatuagem).