“Para esquecer a Copa”: quatro filmes são destaques nos cinemas de Maceió; veja programação

Redação 9 de dezembro de 2022

Quatro filmes são destaques nos cinemas de Maceió; veja programação

 

Após a desclassificação na Copa do Catar, que tal esquecer a partida com a Croácia assistindo a um bom filme nos cinemas de Maceió?
Em cartaz na cidade, ao menos quatro títulos se destacam e são possíveis candidatos ao Oscar 2023.
Escrito e dirigido por James Gray (A Imigrante e Ad Astra), o longa é um retrato semibiográfico da infância do cineasta enquanto filho de judeus residentes no Queens, em Nova York, durante o início dos anos 1980. Ambientado numa época em que o país se encontrava dividido após a eleição de Ronald Reagan, a história narra a amizade de um menino judeu de classe média americana (Paul Graff, interpretado por Banks Repeta) e seu colega negro (Johnny, interpretado por Jayllin Web), que toma um rumo diferente após Graff trocar a escola pública por uma particular (onde Donald Trump estudou). Tendo no elenco atores como Anthony Hopkins (que faz o avô de Graff) e Anne Hathaway (no papel de mãe de Graff), “Armageddon Time” tem fotografia em tom nostálgico e tem sido apontado como um dos candidatos ao Oscar 2023.
Já o longa “Ela Disse” (também em cartaz no Arte Pajuçara e no Cinesystem, no Parque Shopping) narra os bastidores da reportagem publicada no jornal The New York Times que expôs os abusos sexuais do ex-produtor de cinema Harvey Weinstein. Centrado no trabalho de duas repórteres (protagonizadas pelas atrizes Carey Mulligan e Zoe Kazan), o filme é dirigido pela alemã Maria Schrader e deve ter indicações ao Oscar – até por abordar abusos nos bastidores de Hollywood.
Outro filme de destaque que continua em cartaz em Maceió é “O Menu”, que alia suspense e humor negro para narrar uma história de um jovem casal que viaja a uma ilha remota para comer num restaurante luxuoso de gastronomia molecular onde a comida é tratada como arte conceitual – com um menu repleto de surpresas chocantes para os seus clientes de alto padrão. Dirigido por Mark Mylod, o longa conta no elenco com o ator Ralph Fiennes (que faz o chef) e os atores Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult (como o jovem casal).
Outro longa de destaque (em exibição apenas no Arte Pajuçara) é a produção britânica-americana Aftersun, estreia no cinema da diretora e escritora Charlotte Wells, espécie de autobiografia em que a diretora narra a relação entre um jovem pai (interpretado pelo ator Paul Mescal) e sua filha (interpretada por Frankie Corio) em férias na Turquia. Segundo o jornalista Pedro Strazza, da Folha de São Paulo, o filme lida com as dores da memória “sem se render à auto ajuda”.
Enfim, mais uma boa opção para quem quer se livrar das dores da memória da Copa do Catar.
Confira horários e programação abaixo: