Novo conceito de casa de praia: construtora e arquitetos se unem para reinventar perfil de imóvel na Barra de S. Miguel

Rodrigo 16 de fevereiro de 2023

Engenheiros da Vella Engenharia e arquitetos do escritório  Angeli Leão: “desafio de reinventar estilo de casa de praia na Barra”

Enquanto boa parte do mercado da construção civil alagoana continua focado em lançamentos de produtos imobiliários na rota de Milagres, a mais de uma hora e meia de distância de Maceió, praias mais próximas no Litoral Sul alagoano começam a atrair também projetos inovadores de construtoras no Estado.

Esse é o caso, por exemplo, da Barra de São Miguel, que começa a ser destino de novos empreendimentos imobiliários mais integrados à paisagem, seguindo o conceito “Eco Chic” e com projetos arquitetônicos até então mais comuns nas pousadas do Litoral Norte de Alagoas.

“Percebemos que as opções de imóveis na Barra ficavam geralmente reduzidas a casas ou mansões de veraneio com alto custo de manutenção ou a apartamentos compactos e fechados em edifícios pouco integrados ao entorno”, diz o engenheiro Marcelo Melro, da Vella Engenharia, que atua há mais de cinco anos em construções de alto padrão no litoral do Estado com os sócios e também engenheiros Pedro Cansanção e Leandro Campos.  “Foi então que decidimos apostar no desenvolvimento de um novo conceito de casa de praia na Barra que aliasse conforto e espaços abertos de uma casa, com a praticidade, segurança e potencial de rentabilidade de um apartamento de alto padrão”.

Nasceu, assim, o Casa Wabi/Barra, projeto desenvolvido em parceria com o escritório de arquitetura Angeli Leão, que assina o desenho de algumas das pousadas e residências mais icônicas do litoral alagoano, assim como outros projetos conhecidos no setor público – como o do Marco dos Corais, na Ponta Verde.

Seguindo o conceito de sustentabilidade, o escritório desenvolveu um projeto no condomínio Barra Mar inicialmente com apenas seis unidades residenciais, cada uma delas com mais de 140 metros de área, incluindo espaços abertos como uma varanda com deck, piscina aquecida e rooftop privativos.

“A Casa Wabi/Barra foi inspirada em um conceito da cultura oriental wabi sabi, traduzido na arquitetura por uma elegância despojada, melhor uso de espaços, revestimentos com tonalidades mais neutras aliadas a texturas que remetem à natureza e ganham ainda mais beleza com a passagem do tempo”, diz Ricardo Leão, da Angeli Leão Arquitetura. “Além disso, a planta e os materiais foram projetados para garantir espaços abertos privativos e de convívio, baixo custo de manutenção e segurança, atendendo uma família que busca usufruir da Barra com conforto sem os custos usuais de uma casa de praia tradicional”, completa o sócio e arquiteto Tiago Angeli.

Segundo o consultor imobiliário Saulo Sá, da Saulo Sá Imóveis, esse perfil de projeto arquitetônico, até então mais comum apenas no Litoral Norte do Estado, tende a valorizar ainda mais a Barra de São Miguel. “A Barra de São Miguel é um paraíso a poucos minutos de Maceió que tende a ganhar ainda mais importância com projetos arquitetônicos desse padrão”, diz Saulo Sá. “E o melhor é que são perfis de imóveis ideais não apenas para usufruir da praia no verão e durante datas como o Carnaval, como também como um possível investimento para locação durante os outros meses do ano”.

Para saber mais sobre o Casa Wabi/ Barra, clique aqui.

 

 

Detalhe de uma das unidades da Casa Wabi: privacidade

Detalhe da integração da copa com a área de lazer

O rooftop privativo: espaço ao ar livre com vista privilegiada da Barra

Piscina individual aquecida e área de lazer integrada