Penedo ganha projeção internacional ao entrar na lista “Cidades Criativas” da Unesco; entenda aqui

Rodrigo 31 de outubro de 2023

Penedo, “Cidade Criativa do Cinema”: indicação da Unesco pode alavancar projeção turística da cidade  /Foto: Frederic Jean – Guia Quatro Rodas

A cidade histórica de Penedo, que ganhou projeção ainda no século XVII como um dos mais importantes centros de defesa do domínio holandês no Nordeste (chegando a ser pintada, inclusive, pelo paisagista holandês Frans Post), conquistou nesta terça (31) um reconhecimento internacional importante que pode ajudá-la a reconquistar o lugar que merece no turismo histórico e cultural.

A cidade foi nomeada pela Unesco (agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como “Cidade Criativa do Cinema” por sua tradição e história de festivais no setor, ingressando no seleto grupo mundial de cidades reconhecidas internacionalmente por uma vocação na área artística e cultural. 

Além de Penedo, a única cidade brasileira a ingressar na rede este ano foi o Rio de Janeiro, apontada como Cidade Criativa da Literatura. 

“Temos certeza de que essa conquista ajudará a projetar ainda mais toda a história e vocação cultural e de economia criativa de Penedo não apenas no Brasil, mas também no exterior”, diz o  secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, que também foi secretário de Turismo de Maceió.

Convidado pelo prefeito Ronaldo Pereira Lopes para alavancar a vocação turística da cidade histórica, Jair Galvão buscou parcerias da Prefeitura com outras instituições para expandir o calendário de festivais e atrações culturais da cidade, além de fortalecer os festivais já existentes, como o Circuito Penedo de Cinema. Após conhecer em detalhes o programa “Cidades Criativas”, da Unesco, em conversa no início do ano passado com com a então secretária de turismo de Maceió Patrícia Mourão, Galvão ganhou o aval do prefeito para mobilizar a cidade em torno da candidatura. 

De acordo com o secretário, a formalização da candidatura exigiu uma série de trabalhos que incluíram desde a contratação de consultorias especializadas até a confecção de um dossiê técnico final apresentado, em primeiro lugar, ao Ministério do Turismo, da Cultura e ao Itamaraty, que indicou em junho Penedo e Rio de Janeiro com as duas candidatas do Brasil, até a etapa final de indicação da Unesco anunciada na manhã desta terça 31.

“Além do apoio decisivo do prefeito Ronaldo Lopes, trabalhamos em parceria com o Sebrae, com apoio do diretor e ex-ministro do Turismo Vinícius Lages, da Ufal, com o professor Sérgio Onofre, além de representantes de toda a cadeia da economia criativa e do audiovisual da cidade”.

Após o reconhecimento internacional, a prefeitura quer agora consolidar o título (que tem duração inicial de quatro anos, podendo ser renovado) com a criação de um escritório de cinema (para facilitar filmagens na cidade), além de fortalecer o Circuito Penedo de Cinema e todo calendário cultural da cidade.

“Temos certeza de que essa conquista será também um passo importante para a atração de parceiros públicos e privados para fortalecer o turismo e toda economia da cidade”, diz Jair Galvão.

Penedo é a 14ª cidade no Brasil a entrar na Rede de Cidades Criativas da Unesco e a sexta do Nordeste, ao lado de Salvador, Fortaleza, Recife, Campina Grande e João Pessoa.