Francês na rota mundial do Beach Tennis: como destino virou sede de um dos maiores eventos globais da modalidade

Rodrigo 30 de novembro de 2023

Macena Open, na Praia do Francês: união de Federação, setor privado e público criou um dos mais importantes torneios mundiais da modalidade

Desde quarta-feira passada, a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, se consolidou como sede anual dos melhores atletas de Beach Tennis não apenas do Brasil, como de todo o mundo, atraindo para Alagoas os melhores da modalidade de países como Estados Unidos, Itália, França, Chile, Alemanha, Aruba, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Venezuela, Paraguai e Letônia .

Em sua terceira edição, o Macena Open, que se encerra no próximo domingo (3 de dezembro), bateu recorde de participantes este ano com 1702 atletas inscritos.

“Não é exagero afirmar que o Macena Open projetou a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, como um dos mais desejados destinos de Beach Tennis do mundo inteiro”, diz Jefferson Pinto, coordenador nacional de Beach Tennis da Confederação Brasileira de Tênis, a CBT (equivalente à CBF do futebol). “E não apenas pela pontuação e premiação do evento, como pela organização e acolhimento que os atletas recebem da cidade”.

Entre os destaques mundiais da modalidade do torneio este ano, estão os top 10 do ranking mundial no masculino e feminino, com nomes como o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto (primeiros no ranking masculino), e a italiana Giulia Gasparri e a brasileira Rafaella Miiler (respectivamente, primeira e segunda no rankin feminino mundial).

Para o presidente da Federação Alagoana de Tênis, Gilson França, o Macena Open prova como a união da federação com o setor privado e o poder público pode alavancar Alagoas como destino mundial de grandes eventos esportivos.
“O Macena Open conquistou esse destaque internacional como resultado de um trabalho em conjunto entre a Federação Alagoana de Tênis e Beach Tennis, a promotora do evento, a Paxá Sports, o poder público, via Governo e Prefeitura de Marechal, e os patrocinadores da iniciativa privada”, diz França. “E o resultado é um torneio reconhecido pela Federação Internacional de Tênis como um dos maiores em inscrições do mundo inteiro”.

De acordo com o empresário da hotelaria Maurinho Vasconcelos, um dos patrocinadores do evento à frente do Hotel Ponta Verde Praia do Francês, o Macena Open não apenas ajuda a projetar o destino no Brasil e internacionalmente, como mostra o potencial da Praia do Francês para eventos esportivos. “Além do Macena Open e do Pure Beach, dois dos maiores eventos nacionais e internacionais de Beach Tennis, a Praia do Francês tem sido destino de campeonatos de outras modalidades como surf e, em breve, até de uma meia maratona”, diz Vasconcelos. “Tudo isso ajuda a mostrar todas as melhorias em infraestrutura, hotelaria e gastronomia  que têm ajudado a reposicionar a imagem do destino entre turistas do Brasil e do exterior”.