Um dos maiores escritórios de investimentos do Nordeste traz a Maceió economista da XP com palestra sobre cenário para 2024

Rodrigo 10 de novembro de 2023

 

Rodolfo Margato, economista da XP em palestra para convidados da Ápice Investimentos em Maceió: cenário para 2024 Fotos: Bruno Carper

 

 

“O otimista é um tolo. O pessimista é um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.” 

Foi com essa citação do escritor paraibano Ariano Suassuna que o economista da XP Investimentos, Rodolfo Margato, apresentou sua palestra sobre as tendências da economia brasileira e global em 2024 que reuniu nesta quinta (9), no Ritz Lagoa da Anta, empresários e investidores convidados pela Ápice Investimentos, um dos maiores escritórios da XP na região Nordeste com presença em Alagoas desde 2020.

“Para todos nós, da Ápice Investimentos, é sempre uma honra e um privilégio compartilhar com nossos parceiros e clientes uma análise com a consistência, rigor e clareza como foi a palestra do Rodolfo Margato”, diz Rívia Gabriele, sócia do escritório em Alagoas.

Com mais de dez anos de experiência na análise para grandes grupos financeiros e instituições como a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), o economista explicou por que, apesar da melhora de alguns indicadores macroeconômicos no Brasil, o cenário de incerteza global gerado pela política de juros altos dos EUA e dos conflitos internacionais deve criar um freio para o crescimento acelerado do PIB  e de uma redução mais drástica da taxa de juros. “A tendência é de que o Banco Central mantenha a tendência de queda, sim, mas com cautela cada vez maior em função das incertezas externas, o que deve fazer com que a taxa possa estabilizar em torno dos 10% ao ano”, diz Margato.

Em meio à tendência de queda de juros no país e crescimento dos juros nos EUA, o economista falou também sobre como esse movimento torna atraente investimentos de baixo risco no mercado externo (como os dos títulos do Tesouro americano). “Mesmo com a recente mudança na política de taxação de investimentos offshore, esses juros nos EUA tornaram essas opções ao menos um pouco mais interessantes para quem procura diversificar sua carteira com baixo risco”, disse o economista.

Sobre o crescimento do PIB do Brasil para o próximo ano, o economista segue as previsões de um crescimento moderado entre 1,5% a 2%. “Nos últimos dois anos, a retomada do setor dos serviços no pós-pandemia e o desempenho recorde de safras do agronegócio resultaram num desempenho do PIB acima das previsões, mas acredito que a margem para um crescimento que supere as previsões em 2024 será menor”, diz o economista, lembrando que, diante do quadro de incerteza externa e do desempenho de outros emergentes, esse crescimento mostraria que o Brasil está mais resistente do que outros emergentes.

Após a palestra, o economista comentou sobre a importância econômica cada vez maior da região Nordeste, que deve crescer nos próximos anos a taxas superiores a de outras regiões do país e destacou também o crescimento e a expansão da Ápice Investimentos na região. “É sempre um prazer compartilhar dados e também aprender com clientes e parceiros a convite de um escritório que tem se destacado na XP pelos seus indicadores de qualidade e satisfação do cliente”, disse o economista.

Para Fábio Nogueira, sócio da Ápice em Alagoas, a palestra em Maceió segue a missão do escritório de compartilhar com os clientes o que há de melhor em produtos e informações sobre o mercado financeiro. “Diante dos inúmeros desafios na economia brasileira, nossa missão é combinar o que há de melhor em assessoria de investimentos com as melhores mentes do mercado para entregarmos os melhores e mais consistentes resultados aos nossos clientes”, diz Nogueira.

Presente em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará, a Ápice Investimentos foi fundada em 2017 por três sócias com anos de experiência no mercado financeiro e logo se tornou um dos principais e mais premiados escritórios da XP no país com R$ 3,5 bilhões sob custódia e mais de 3,2 mil clientes entre pessoas físicas e empresas.

Por sua atuação como um hub completo de soluções financeiras em investimentos, crédito, câmbio, seguros e planejamento patrimonial, o escritório foi o mais premiado no Nordeste em 2022 pela satisfação dos clientes e foi considerado este ano o melhor da região para pessoas jurídicas.

Saiba mais sobre o Ápice Investimentos aqui.

Equipe Ápice: (em pé, da esquerda à direita) Alyssa Vilas Boas, Rivia Gabriele, Poliana Viana, Nelia Feitosa, Helena Passos e Fernanda Azevedo; (agachados): Fernando Silva, Nivaldo Aleixo, Victor Augusto, Fabio Nogueira, Eleonardo Leite e Adelson Miranda