Duas marcas alagoanas de bordados vão desfilar em Nova York em semana de moda; confira data

Rodrigo 2 de fevereiro de 2024

 

Alina Amaral (acima à esquerda) e Francisca Lessa, da Pontos e Contos: bordado alagoano na semana de moda de Nova York

No próximo dia 9 de fevereiro, em plena véspera de Carnaval, duas marcas alagoanas com trabalhos artesanais à base de bordados marcarão presença em um desfile no coração de Manhattan, em Nova York.

Alina Amaral, grife da estilista alagoana que ganhou destaque nacional com seus bordados feitos à mão, e a Pontos e Contos, marca criada por uma associação de bordadeiras da cidade de Penedo liderada por Francisca Lima Lessa Lobo, foram selecionadas entre 14 marcas nacionais e internacionais que desfilarão no Consulado Brasileiro de Nova York durante a semana de moda da cidade.

“Muito mais do que o reconhecimento da minha marca, me sinto honrada em colaborar para projetar as tradições e manualidades de Alagoas em um evento internacional ao lado de grandes nomes que representam o trabalho de mulheres em todo mundo”, diz Alina Amaral.

Para Francisca Lessa, da Pontos e Contos, a visibilidade do desfile vai abrir novas portas para a marca. “O reconhecimento pelo nosso trabalho é sempre muito gratificante e já tem gente querendo saber mais detalhes sobre a peça, quanto custa em dólar”, diz a presidente da associação. “Sinto que, depois de toda essa visibilidade, vamos trabalhar um bocado”.

Com curadoria do coletivo brasileiro de economia criativa Yus, cujo trabalho tem como foco o empoderamento feminino, sustentabilidade e responsabilidade social, a seleção teve como objetivo dar visibilidade no mercado de moda norte-americano a marcas comandadas por mulheres brasileiras.

Confira abaixo lista completa das marcas participantes:

1 DA TRIBU

2 ENCANTO 

3 QUILOMBOLAS DE S. LOURENÇO

4 AZ MARIAS

5 NOVELO

6 PONTOS E CONTOS

7 YANCIA

8 ALINA AMARAL

9 ISAAC SILVA BRAND

10 NEGRITA

11 CAMILA LOREN

12 AFROTIK

13 CHINUA

14 FEMI