Penedo vira cenário de filme quatro meses após Unesco indicá-la como “Cidade Criativa do Cinema”

Rodrigo 3 de março de 2024

Bastidores do do longa-metragem “Olhe Para Mim”, de Rafhael Barbosa: filme deve consolidar cidade como destino de novas produções           Fotos: Vanessa Mota

Após ter conquistado, em outubro do ano passado, o título de “Cidade Criativa do Cinema” pela Unesco, a cidade histórica alagoana de Penedo está sendo o principal cenário de um novo longa-metragem que deve ajudar a alavancar ainda mais a região como destino de produções cinematográficas.

Desde 19 de fevereiro passado, uma equipe de cerca de 60 pessoas entre produção e elenco está na cidade para a filmagem de “Olhe Para Mim”, novo longa metragem do premiado diretor alagoano Rafhael Barbosa (que co-dirigiu o longa Cavalo), com elenco que reúne atores alagoanos de destaque (como Luciano Pedro Jr, Ivana Iza, Ane Oliva, Flávio Rabelo e Wanderlândia Melo), nomes promissores (Ulisses Arthur, Leonardo Amaral e o ator mirim Hugo Ramires) e convidados de destaque nacional, como a atriz mineira Rejane Faria, que tem no currículo interpretações de peso como a mãe do protagonista do filme premiado “Marte Um” (escolhido do Brasil para disputar o Oscar) e por seu papel na série da Globo “Segunda Chamada”.

“Filmar em Penedo tem sido uma experiência fantástica não só pelas belas locações captadas em meio à paisagem arquitetônica e da natureza da cidade que favorecem a fotografia do filme, como também por toda a receptividade e acolhimento que estamos recebendo na cidade”, diz o diretor Rafhael Barbosa.

De acordo com a produção, o filme, que se encaixa no gênero road movie (filme cujo enredo se desenrola em uma viagem), transita pelo realismo fantástico ao narrar a jornada de uma mãe, Sandra (interpretada por Rejane Faria) ao lado do filho (Luciano Pedro Jr), artista visual que utiliza os sonhos como matéria prima de sua criação. Ao chegar em Penedo durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes, a dupla conhece Marcelo (Ulisses Arthur), um jovem inquieto que embarca com eles numa jornada pelas dimensões simbólicas do olhar, em meio a um caminho de encontros com seres místicos e experiências transcendentes.

“Me sinto honrada em fazer parte dessa produção em Penedo que tem sido uma experiência muito rica para todos com uma história que é contada também pela geografia, hidrografia e toda estrutura arquitetônica da cidade”, diz a atriz mineira Rejane Faria, que participa pela primeira vez de uma produção de cinema em Alagoas. “Tenho muito apreço e respeito pelas produções audiovisuais realizadas no Nordeste do país e o convite do diretor Rafhael Barbosa me deu muita alegria, não só pelo desafio da personagem, como também por integrar uma equipe de realizadores tão potentes para contar esta história”.

Para o secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo, Jair Galvão, a filmagem de “Olhe Para Mim” meses após a nomeação do município como “Cidade do Cinema” pela Unesco deve ajudar a consolidar a atrair novos realizadores para a cidade. “Queremos que os produtores de cinema de todo o país percebam que Penedo é a localização perfeita para qualquer realizador não apenas pela sua inigualável beleza histórica e arquitetônica, como também pelo apoio e estrutura oferecida aos realizadores que quiserem filmar na região”.

Segundo o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, a gravação do longa confirma o acerto da estratégia da Prefeitura em apostar na tradição histórica da cidade com o cinema para projetar nacionalmente a cultura e o turismo na região. “Já estão previstas outras produções e a Prefeitura de Penedo não medirá esforços para apoiar cineastas e produtores que queiram utilizar nossa cidade como cenário para seus trabalhos.