Cerveja alagoana é uma das três do Brasil premiadas em maior concurso mundial da bebida realizado em Las Vegas; saiba mais

Rodrigo 25 de abril de 2024

Maracatu Atômico: rótulo que leva cactáceas entre os ingredientes levou prêmio no mais prestigiado concurso internacional de cervejas nos EUA

Uma cervejaria alagoana foi uma das três do Brasil a ter um rótulo premiado na maior competição mundial de cervejas, a World Beer Cup, realizada em Las Vegas, que contou na edição deste ano com mais de 9000 rótulos inscritos de cervejarias de 50 países.

“A Maracatu Atômico”, da cervejaria alagoana Caatinga Rocks, inspirada na flora do Sertão e que leva cactáceas em seus ingredientes, levou a medalha de prata na categoria “Specialty Berliner-Style Weisse” no concurso que contou este ano com um júri de 280 especialistas dos Estados Unidos e diversos outros países do mundo.

“A Caatinga é a única representante do Norte-Nordeste a receber a premiação no concurso que é, sem dúvidas, o maior e mais prestigiado entre as cervejarias de todo mundo”, diz o presidente da Associação Brasileira de Ceveja Artesanal (Abracerva), Giba Tarantino, sócio da cervejaria paulista Tarantino.

Apesar da Caatinga Rocks ter conquistado premiações importantes nacionais pouco tempo  após ser fundada em 2017 (como Copa de Cerveja Poa, em Porto Alegre, e o Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau), a premiação em Las Vegas consolida a reputação da marca no mercado Norte-Americano e internacional.

“Ficamos extremamente honrados, surpresos e felizes com esse reconhecimento que ajuda a projetar um produto alagoano ao lado das melhores cervejarias do Brasil e do mundo”, diz Marcus Leal, fundador da Caatinga Rocks ao lado do irmão, Rafael Leal, que dia que o rótulo pode ser encontrado no bar de fábrica da empresa Toca do Calango, no Jaraguá, assim como em lojas e empórios como o Palato.

Além da Caatinga, apenas duas outras cervejarias do Brasil foram premiadas este ano no concurso em Las Vegas: a Brew Center Cervejas Especiais, com sede em Ipeúna, interior de São Paulo (com dois rótulos premiados, a St. Patrick’s Imperial Stout, que levou prata, e a St. Patrick’s Old Ale, que levou ouro na categoria) e a cervejaria gaúcha Suricato, com sede em Porto Alegre, cujo rótulo Goiabinha levou ouro na categoria “Contemporary Gose” (interpretação moderna de um estilo de cerveja alemão).

Veja lista completa de premiados do mundo inteiro no site do concurso internacional aqui.

Irmãos Marcus e Rafael Leal, fundadores da Caatinga Rocks: única do Norte-Nordeste premiada no concurso em Las Vegas