Alagoas ultrapassa Pernambuco e Bahia como líder nacional de maior gasto médio por turistas, diz IBGE

Rodrigo 16 de setembro de 2024

Pesquisa do IBGE mostra que gasto médio do turista em Alagoas em 2023 foi o maior entre os Estados do Brasil,  com crescimento de quase 75% em relação a 2021 e já ultrapassando os Estados de Pernambuco e Bahia  

Se alguém ainda tinha dúvidas de que o turismo é a maior vocação econômica de Alagoas, é bom dar uma olhada nos dados divulgados pelo IBGE sexta-feira passada.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua — Turismo 2023, Alagoas assumiu a liderança no ranking nacional de maior gasto de turismo, com R$ 3.704, seguido por Pernambuco, com R$ 2.683, e Bahia, com R$ 2.467.

Comparada com o gasto médio de turistas no Estado divulgado pelo IBGE há dois anos (então em R$ 2.123), a média do ano passado de R$ 3.704 representa um salto de quase 75% no valor desembolsado pelos turistas no Estado.

A pesquisa também é importante por revelar a origem dos turistas que desembolsam o maior valor médio no setor. De acordo com os dados do IBGE, por exemplo, o Distrito Federal é a unidade da Federação com maior gasto médio de turismo por habitante (R$ 2.748) — e, como região, o Centro Oeste também é emissor de turistas com maior gasto médio no Brasil (R$ 1.924), seguida pelo Sudeste (R$ 1.811) e acima da média nacional (R$ 1.649).

“Esses dados são importantes porque revelam uma mudança positiva de posicionamento do turismo no Estado que passa a ter capacidade para atrair outros perfis de visitantes e retê-los por mais tempo”, diz Gabriel Cedrim, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas. De acordo com Cedrim, entre os possíveis fatores que elevam a média dos gastos no Estado, estão a elevação do padrão da hotelaria em Maceió e outros destinos, como no Litoral Norte, sempre em destaque nos rankings de sites nacionais, a abertura de novos resorts all inclusive com diárias com valores mais altos, a diversificação e expansão da interiorização do turismo com novos empreendimentos de luxo que atraem um público de maior poder aquisitivo e os investimentos recentes no Estado na promoção do destino em feiras do segmento”.

“Esses dados aumentam ainda mais a nossa responsabilidade em lutar para investimentos contínuos na infraestrutura e saneamento das cidades, qualificação e ordenamento da orla e de serviços nos pontos turísticos, treinamento e promoção, até porque esse perfil de turismo é muito mais exigente”, diz Cedrim,

Acesse mais dados sobre a pesquisa no site do IBGE aqui.