União de grupos de oftalmologia faz Alagoas ser primeiro Estado do Brasil a implantar mais avançada tecnologia de cirurgia refrativa

Rodrigo 30 de outubro de 2025

Da esquerda à direita, médicos Vitor Leão (Instituto da Visão), João Marcelo Lyra (Logos Saúde) e Isaac Ramos (Hospital de Olhos Santa Luzia): parceria fez Alagoas referência em tecnologia para cirurgia refrativa

Em vez de apenas competir entre si, por que não unir forças para projetar Alagoas como centro de referência no mapa nacional da Oftalmologia e tornar o Estado pioneiro na adoção do mais avançado equipamento do mundo para cirurgia refrativa (procedimento que usa laser para corrigir miopia, astigmatismo e presbiopia)?

Na última terça-feira (28), um evento realizado em Alagoas no EyeLaser Center (no Norcon Empresarial), centro de tecnologia de ponta para cirurgia refrativa fruto da parceria do Hospital de Olhos Santa Luzia (liderado pelo médico Isaac Ramos), Logos Saúde (Dr. João Marcelo Lyra) e Instituto da Visão (Dr. Vitor Leão), trouxe a Maceió um dos maiores especialistas das Américas em cirurgia refrativa, Dr. Renato Ambrósio Júnior (líder na International Society of Refractive Surgery), para falar da tecnologia que entrou em operação em Maceió antes mesmo de grandes centros hospitalares do Brasil (incluindo gigantes como Albert Einstein).

Chamada de “WaveLight Plus”, a nova tecnologia, desenvolvida pela gigante global Alcon (nascida nos Estados Unidos e com atual sede na Suíça), recria um modelo digital detalhado em três dimensões do olho de cada paciente que permite um mapeamento com alto grau de precisão e personalização para que a cirurgia alcance resultados ainda melhores e com mais segurança.

“Posso afirmar, sem exagero, que essa união dos maiores grupos de Oftalmologia para trazer essa tecnologia a Alagoas é exemplo para o Brasil”, diz o médico e cirurgião carioca Renato Ambrósio Júnior. “E mostra também a força que a Oftalmologia alagoana vem conquistando nacionalmente, seja pela qualidade das lideranças da Oftalmologia, seja também por um ambiente de inovação e parceria com outras instituições como a Ufal”, diz o médico carioca que atua em parceria em projetos de tecnologia para a saúde ao lado de egressos da Ufal como o engenheiro da computação e médico alagoano Aydano Machado e o cirurgião João Marcelo Lyra.

Para o engenheiro eletrônico Fábio Almeida, à frente da Alcon no Brasil, o desembarque pioneiro da tecnologia no Estado tem relação direta com a evolução e alta qualidade da Oftalmologia alagoana mesmo quando comparada a outros centros renomados pela especialidade como Belo Horizonte, em Minas Gerais, ou Campinas, em São Paulo. “Apesar de o Brasil ter historicamente outros centros de Oftalmologia de ponta, posso dizer com tranquilidade que o que você encontra hoje em tecnologia e conhecimento técnico dos médicos aqui de Alagoas não deixa nada a dever não apenas para outros centros do Brasil, mas para qualquer lugar do mundo”, diz Fábio Almeida.

Saiba mais sobre a tecnologia Eye Laser Center aqui.