Seis líderes de grupos hoteleiros de Alagoas são homenageados em evento sobre legado e futuro do Hotel Jatiúca
Rodrigo 6 de abril de 2026

Acima (sentido horário), Márcio Vasconcellos (Salinas), Márcio Coelho (Ritz), Mauro Vasconcelos (Ponta Verde), Kiko Gatto (Brisa), Glênio Cedrim (Augis) e Lula Vasconcellos, in memorian (MME): fundadores de grupos hoteleiros receberão homenagem “Helena Lundgren” na próxima quinta (9), no Jatiúca Hotel & Resort
O que seria da projeção do turismo de Alagoas a partir dos anos 1980 sem a visão da empresária Helena Lundgren, da Casas Pernambucanas, que inaugurou em 1979 o Jatiúca Hotel & Resort (então Alteza Jatiúca)?
Mais de 45 anos depois, no momento em que o Jatiúca Hotel & Resort está prestes a sediar um novo destino hoteleiro e residencial (com a abertura de um novo espaço verde aberto ao público à margem da lagoa), representantes da Construtora Record e do grupo Casas Pernambucanas, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e do Maceió Convention Visitors & Bureau, realizam nesta quinta-feira (em evento fechado para convidados) a “Homenagem Família Lundgren” – uma celebração do futuro do Jatiúca marcada pelo reconhecimento do legado de líderes de grupos pioneiros da hotelaria alagoana que projetaram o Estado.
Os nomes homenageados nesta edição do evento incluem seis líderes de grandes grupos hoteleiros que impulsionaram o entorno do destino onde estão localizados: Márcio Vasconcellos (fundador do Salinas Maragogi, do Grupo Amarante, que mudou o turismo do Litoral Norte), Mauro Vasconcelos (fundador do grupo Hotéis Ponta Verde, Maceió e Francês, que requalificaram o entorno desses destinos), Kiko Gatto (do Brisa Hotéis, grupo nascido em 1958 com sete hotéis no Estado), Márcio Coelho (do grupo Ritz, que além de presença em Maceió, projetou a Barra de São Miguel como destino de alto padrão), Glênio Cedrim (do Grupo Augis, um dos que mais crescem no Estado) e Luiz Vasconcelos, in memorian, (fundador do grupo Maceió Mar Empreendimentos, que hoje é liderado hoje pelos filhos Milton, Adriana, Luiz André e Luiza Vasconcelos).
“Além de se destacarem pela abertura de hotéis e resorts que ajudaram a criar e consolidar destinos turísticos no Estado, um diferencial importante dos seis homenageados desta edição foi a capacidade de transformar seus empreendimentos em grandes grupos hoteleiros com bandeiras próprias que hoje são reconhecidas nacionalmente e até internacionalmente pelo padrão de hospitalidade”, diz Dani Novis, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau.
Durante a homenagem, que fará uma retrospectiva do legado de Helena Lundgren e do Jatiúca Hotel & Resort, será apresentada também uma prévia do projeto do espaço que será aberto ao público com a presença de nomes como o designer Guto Índio da Costa (integrante do escritório que está realizando o projeto da nova orla de Maceió), do arquiteto alagoano Adriano Moura, além do CEO do grupo Casas Pernambucanas, Ricardo Doebeli.




