Alagoas tem dois restaurantes em ranking dos 100 melhores do país da revista Exame; confira lista completa aqui

Rodrigo 25 de abril de 2025

Acima, chef Wanderson Medeiros, à frente do Picuí, e chef Vitor Generoso (Vitrola), no Divina Gula: dois únicos restaurantes de Alagoas que aparecem entre os 100 melhores da revista Exame

A gastronomia alagoana continua conquistando destaque nacional.

Na lista dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil segundo o ranking da revista Exame (Exame Casual) com base na votação de 65 jurados (entre jornalistas, críticos e influenciadores de gastronomia do Brasil), os restaurantes Divina Gula e Picuí são os dois representantes de Alagoas na edição deste ano.

Fundado há 36 anos pelo casal André Generoso e Claudia Mortimer (falecida precocemente em 2017), e cujos filhos Diogo (na gestão) e Vitor (na cozinha) também participam da gestão da casa, o Divina Gula aparece na 89ª posição do ranking. “O cardápio celebra a gastronomia mineira com toques criativos, em pratos como o Pão de Queijo Recheado, o Torresmo de Barriga e a Feijoada da Cláudia”, diz a revista, destacando também a carta de drinques autorais do restaurante localizado no Stella Maris.

Já o Picuí, que se tornou conhecido nacionalmente graças ao chef Wanderso Medeiros, aparece na 93ª posição no ranking.

O primeiro lugar no ranking deste ano da Exame foi pela primeira vez destinado um restaurante do Nordeste. O restaurante baiano Origem, em Salvador, foi indicado o líder deste ano na lista pela qualidade de sua gastronomia. Entre os Estados do Nordeste, a Bahia aparece no ranking com oito restaurantes, seguido por Pernambuco (3), Alagoas (2) e Piauí (1).

Confira lista completa no site da Exame aqui.