“Coruripe entra em cena”: com eventos, novos hotéis e condomínios de alto padrão, cidade quer ser nova potência turística do Estado

Rodrigo 16 de outubro de 2025

Imagens de Coruripe: cidade recebe nesta sexta e sábado evento “Portugal em Cena” com shows e circuito gastronômico 

Apesar de Coruripe ter a maior fatia do litoral alagoano (seus mais de 45 quilômetros de belas praias com enseadas e piscinas naturais superam em extensão, inclusive, o litoral de Maceió), a cidade sabe que ainda está longe de ser um destino turístico tão conhecido no Brasil como, por exemplo, Maragogi e Milagres.

Ao que tudo indica,  por pouco tempo.

Quem visitar a cidade na próxima sexta e sábado e domingo (17 a 19) durante a programação do “Portugal em Cena” (evento que inclui shows gratuitos como da cantora Irina Costa e feira gastronômica, confira programação aqui), vai poder conferir como uma série de investimentos turísticos e imobiliários deve mudar o perfil da região nos próximos anos.

A valorização de região tem sido alavancada não apenas pelo anúncio de investimentos hoteleiros de peso, como o da rede portuguesa Vila Galé (que abrirá na cidade um complexo que inclui uma bandeira de alto padrão e outra voltado para crianças (veja matéria postada no AGENDA A aqui), como também por investimentos imobiliários e turísticos de padrão tão alto que o acesso a alguns deles é feito por jatos executivos em aeroporto privativo com pista de 1500 X 30 metros asfaltada e registrada junto à ANAC.

Esse é o caso do Reserva Pituba, um dos mais ousados e sofisticados empreendimentos à beira-mar do litoral brasileiro, com 600 hectares de matas e praias semi desertas erguido de forma discreta e cuidadosa pelo engenheiro e empresário paulista Gustavo Halbreich, ao lado da esposa alagoana Thereza Collor. Além de lotes (a partir de cinco milhões de reais) onde a vegetação preservada encobre grandes casas assinadas por arquitetos do Brasil e de Alagoas, a reserva será sede de ao menos dois empreendimentos hoteleiros de alto padrão:  um formado por um conjunto de 24 “bangalôs” (dos quais seis já estão finalizados) com vista para o mar na proximidade do clube do condomínio — e outros que serão instalados em duas áreas reservadas para hotelaria no empreendimento. De acordo com o empresário Gustavo Halbreich, as negociações com as bandeiras internacionais que assumirão os empreendimentos hoteleiros devem ser fechadas até o final do ano.

Além da Reserva Pituba e mesmo antes do anúncio de novos hotéis do grupo português Vila Galé, Coruripe já vinha atraindo investimentos locais hoje consolidados como o condomínio Acqua del Mare (veja matéria aqui) e pousadas de alto padrão como a Coco Pontall, aberta após a pandemia pela empreendedora mineira Denise Rodrigues. Em conversa com AGENDA A, o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, anunciou que outros dois empreendimentos turísticos de redes hoteleiras de luxo internacionais estariam vindo à região: um resort do grupo internacional Aman, que segundo o prefeito já teve suas licenças ambientais aprovadas, e outro da rede Kempinski, que está inaugurando seu primeiro hotel no Brasil na cidade de Canela.

Ao lado da hotelaria, a oferta de bares e restaurantes da cidade também vem se incrementando, como mostra o roteiro gastronômico do evento Portugal em Cena. De frutos do mar como “O Baiano” e “Praiano”, no Pontal do Coruripe, a oriental como “Daruma”, a cidade conta hoje com um variado cardápio de opções que incluem de quitutes da Casa de Farinha a opções como Garota do Atlântico, Barraca Maré Alta, Acarajé da Didi, Bolos da Iza, Tapioca das Meninas, W M Confeitaria, Restaurante Ilha Beach Club entre outros.

Para Beth Lopes, idealizadora do “Portugal em Cena”, o evento chega a Coruripe em um momento especial. “A Prefeitura abraçou o projeto que ajuda a consolidar o destino no circuito de eventos culturais e gastronômicos”, diz a criadora do evento.

Saiba mais sobre “Portugal em Cena” aqui.