Neste sábado: cineasta alagoana lança no Arte Pajuçara filme sobre mulheres e futebol; entrada gratuita
Rodrigo 29 de julho de 2023

Diretora Renata Baracho, em campo com a câmara no Trapichão: pré-lançamento de filme neste sábado tem entrada gratuita
Enquanto a torcida acompanha com expectativa a possível estreia da alagoana Marta no jogo contra a França na Copa do Mundo a partir das 7h neste sábado (29), outra alagoana entra em campo a partir das 13h30 da tarde com a estreia no Arte Pajuçara do seu novo filme – que fala exatamente da relação de mulheres alagoanas com o Futebol.
A cineasta, fotógrafa e jornalista Renata Baracho, autora de uma série de curtas-metragens premiados e fundadora da produtora Meraki Lab, aproveitou o clima da copa para fazer em sessão única o pré-lançamento do seu filme “Impedimento”, curta-metragem que mostra a relação de alagoanas com o futebol dentro e fora do campo.
“Não é só sobre futebol. Seja no campo, na arquibancada, na frente ou por trás das câmeras, como no caso das mulheres que documentamos, é sempre muito mais que isso”, diz a diretora Renata Baracho. “As questões que o envolvem vão além do esporte e permeiam importantes temas e problemas da sociedade. O machismo e o preconceito enfrentado pelas mulheres são alguns deles”.
No filme, Renata documenta essa estreita relação das alagoanas com o futebol por meio de personalidades como a regateana Fernanda Lins (jornalista, torcedora apaixonada e conhecedora exímia do esporte), da azulina Amanda Balbino (cientista social membro da Torcida Organizada Azulão Antifascista e do Movimento Feminino de Arquibancada), da jornalista esportiva Charlene Araújo (uma das raras vozes femininas na transmissão de jogos no rádio alagoano), da repórter fotográfica Pei Fon (conhecida presença em campo nos jogos em Alagoas), de Brígida Cirilo (educadora física que fez o curso de arbitragem por necessidade e hoje faz parte do quadro da Fifa) e da equipe do União Desportiva Alagoana (UDA), cuja participação na “Copa Rainha Marta” foi acompanhada pela produção.
“Espero que quem estiver nas poltronas do cinema no dia 29 sinta um pouco da emoção que é estar nas arquibancadas do Trapichão para essas mulheres e para qualquer pessoa apaixonada pelo futebol”, diz Renata Baracho. “E desejo que esses lugares – as arquibancadas, o campo e as funções técnicas – sejam cada vez mais ocupados por mulheres”.
Ao final da exibição do curta, que teve apoio financeiro do Edital do Audiovisual de 2019 da Prefeitura de Maceió (e codistribuição do Sebrae Alagoas), uma roda de conversa com a equipe e as personagens do documentário.
PRÉ-LANÇAMENTO DO FILME IMPEDIMENTO
Data, hora e local: Neste sábado (29 de julho), às 14h (com retirada gratuita de ingresso às 13h30), no Cine Arte Pajuçara;