Guaxuma na Netflix: filme de alagoana ambientado em praias do Estado chega ao streaming

Rodrigo 5 de junho de 2024

Filme Sem Coração, dirigido pela alagoana Nara Normande e pelo penambucano Tião, chega à plataforma Netflix após reconhecimento em festivais nacionais e internacionais  

Filmado em praias de Guaxuma, Riacho Doce, Paripueira e Porto de Pedras, o filme “Sem Coração”, baseado em memórias da alagoana Nara Normande, que dirigiu o longa em parceria com o cineasta pernambucano Tião, já está disponível desde o início da semana na Netflix, maior plataforma mundial de streaming.

Tendo no currículo reconhecimento nacional (Prêmio Félix de Melhor Filme e de Melhor Fotografia no Festival de Cinema do Rio) e até internacional (foi o único filme brasileiro selecionado ano passado para o Festival de Veneza), “Sem Coração” se passa no litoral de Alagoas, durante o verão de 1996. O enredo narra a história de Tamara (Maya de Vicq), que vive seus últimos momentos com os amigos antes de se mudar para Brasília. Em meio a um período de fervorosa exploração da sexualidade entre os jovens, Tamara se interessa por uma adolescente da vila, apelidada de Sem Coração devido a uma cicatriz no peito.

“A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas em Guaxuma, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos”, diz Nara Normande.

As filmagens em Guaxuma e outras locações no Litoral Norte do Estado contaram com diversos profissionais do audiovisual alagoano e até a produção de uma baleia cenográfica em tamanho real para uma das cenas do longa.

Além de Maya de Vicq no papel de Tamara, o filme tem no elenco a atriz Eduarda Samara (que já havia protagonizado o mesmo papel no curta-metragem de Nara Normande, “Sem Coração”, que deu origem ao longa), nomes já conhecidos nacionalmente como Maeve Jinkings, Erom Cordeiro, além da estreia no cinema do ator Kaique Brito, no papel de Binho.